Descubra como fazer a colheita ideal das folhas de mirtilo para chá

Por Ana Ligia em Doenças, Plantas, Saúde

O mirtilo é um fruto que possui inúmeros benefícios, desde a prevenção de câncer à diarreia. Suas utilidades são tão vastas que já se encontram presentes nas folhas da planta, usadas no combate a diversos problemas causados, por exemplo, nos rins. Mas é preciso atenção na hora de colhê-las.

Na hora da colheita

Fique atento a coloração. Evite folhas que estiverem manchadas ou com tons marrons e amarelos. É essencial a colheita da planta saudável, que terá uma aparência avermelhada ou arroxeada e possuirá, aproximadamente, o tamanho de um polegar. Depois de colher, coloque cachos de aproximadamente 40 folhas em um saco marrom, pois o material ajudará na secagem.

Procure esvaziar o saco em uma superfície plana e organiza-las em camadas únicas. O lugar ideal para guardar as folhas de mirtilo é em um ambiente longe de luzes solar diretas e correntes de ar.

Após uma semana (o tempo irá variar da forma e dos cuidados ao guardar a planta) a folha irá apresentar um aspecto ressecado e crocante. Armazene-as em um recipiente completamente fechado até a hora de fazer o chá.

Imagem de folhas de mirtilo junto de frutos

Foto: Depositphotos

Dicas

Se você pretende cultivar a planta, saiba que o mirtilo possui certas exigências. O solo ideal para seu plantio é o que contém uma maior acidez, pouca umidade e com alto teor de composição orgânica.

Os arbustos de mirtilo dão fruto entre setembro e outubro. Uma importante dica é fazer a colheita das folhas após esse período de produção.

Benefícios do chá

As folhas de mirtilo possuem uma concentração de antioxidante maior que o próprio fruto. Seu chá ajuda no combate a prevenção do câncer, diversos problemas renais, doenças cardiovasculares e pulmonares e até mesmo a Alzheimer.

O fruto

Além da folha, o fruto também contém inúmeros proveitos, os quais você pode conferir nesta outra publicação do Chá Benefícios sobre o mirtilo.