Descubra como reduzir os efeitos da cafeína no chá verde

Por Natália Petrin em Emagrecimento

O chá verde se tornou bastante popular, principalmente entre aqueles que querem emagrecer. Além disso, o chá é rico em antioxidantes, o que faz com que seja um excelente medicamento natural. Um problema, entretanto, é a quantidade de cafeína, que pode atrapalhar o sono, entre outras coisas. Para não ter que parar de consumir o chá e usufruir de todos os benefícios, citamos algumas dicas para que você possa consumir o chá sem que seja necessário passar pelos inconvenientes causados pela presença da cafeína. Confira.

Como reduzir a cafeína do chá?

O primeiro passo é, certamente, saber a erva que está consumindo. As folhas, quando mais novas, terão um teor maior de cafeína. Normalmente usa-se os brotos, assim como as duas folhas que acompanham, mas essas, apesar de terem um sabor melhor, são mais ricas em cafeína.

Os chás de maior qualidade são feitos a partir desses brotos, mas isso não é algo explicitamente bom ou ruim. É preciso que você saiba os seus limites de tolerância para o consumo de cafeína que, segundo especialistas, não deve ultrapassar das 300 miligramas por dia. Essa substância, quando consumida por meio do chá verde, acaba tendo efeitos diferentes no corpo humano devido a presença da teanina, que é um aminoácido calmante, atuando de forma antagônica à cafeína.

Imagem de xícara de chá verde

Foto: Depositphotos

Se você deseja consumir menos cafeína, a recomendação principal é procurar pelos chás verdes que são processados objetivando diminuir o nível de cafeína. Entre eles, podemos citar o Bancha japonês e também o chá verde japonês houjicha. Assim como a própria bebida café é vendida descafeinada nos dias de hoje, o chá também pode ser encontrado nessa forma. É preciso, entretanto, estar atento ao processo de descafeinação, pois existe o processo natural, sem a adição de produtos químicos, que é o que deve ser escolhido.

Dê preferência para as folhas soltas ao invés dos sachês de chá. Além do melhor sabor e das propriedades mantidas, nessa forma podem ser usadas três vezes antes de serem jogadas. Se quiser preparar um chá com menos cafeína, confira abaixo o passo a passo.

Como preparar o chá verde com menos cafeína?

É muito simples, na verdade. Como mencionamos acima, as folhas podem ser usadas três vezes antes de irem para o lixo. Com isso, temos um método fácil e rápido de descafeinar o chá verde. Por se dissolver mais rapidamente que os outros componentes do chá, segundo Dr. Andrew Weil, é possível remover uma grande quantidade dessa cafeína ao colocar a erva em água quente durante 45 segundos, mas retirando logo em seguida e escorrendo o líquido. Nesse processo, ainda segundo o nutricionista, mais de 80% da cafeína da erva é liberada. Na segunda utilização das ervas para o preparo do chá, a quantidade de cafeína será bem menor, mas sem comprometer o sabor e os benefícios.