Descubra os benefícios dos 5 chás mais tomados no Brasil

Por Débora Silva em Doenças, Emagrecimento, Saúde

O chá é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e o seu consumo no Brasil vem aumentando cada vez mais. Quentes ou gelados, consumidos por prazer ou como um remédio natural, os chás são aliados da boa saúde, pois hidratam e fornecem importantes nutrientes ao nosso organismo.

Os benefícios dos chás mais populares no Brasil

São vários os tipos de chás, mas algumas plantas são mais populares entre os brasileiros. Confira a seguir quais são os 5 chás mais tomados no nosso país e os seus respectivos benefícios:

Descubra os benefícios dos 5 chás mais tomados no Brasil

Foto: Pixabay

Chá verde

O chá verde tornou-se popular graças ao seu poder de auxiliar no processo de emagrecimento, mas os seus benefícios vão muito além, sendo indicado como tratamento preventivo de curativo de vários males.

Consumir o chá verde regularmente protege o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer, auxilia no processo de digestão, combate as elevadas taxas do colesterol “ruim”, melhora a função cardíaca e acelera o metabolismo.

Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é indicado para os indivíduos que possuem problemas para dormir, como insônia e má qualidade do sono, pois alivia as tensões e ajuda a relaxar mais. Esta bebida também é indicada aliviar dores de cabeça, combater gases e tosses, ajudar no processo de digestão e reduzir as cólicas do período menstrual.

Chá de hortelã

Além de ser bastante usada na culinária devido ao seu aroma refrescante, a hortelã também pode ser consumido na forma de chá. Este alivia cólicas menstruais e dores causadas por picadas de inseto, relaxa o intestino e atua contra alguns problemas estomacais.

Apesar dos seus benefícios, o consumo do chá de hortelã não deve ser frequente, pois pode causar alergias.

Chá de alecrim

Este chá é um bom remédio natural para gripes, além de combater a anemia e dores causadas por contusões. O chá de alecrim apresenta propriedades antioxidantes e pode prevenir o aparecimento de cáries (sem, é claro, substituir a escovação adequada e todos os cuidados com dentes).

Chá de camomila

O chá de camomila é bastante conhecido pelo seu efeito calmante e relaxante, sendo indicado para momentos de tensão e em casos de dores de cabeça. Esta bebida também é indicada para eliminar os inchaços na área dos olhos e prevenir doenças cardíacas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o consumo regular deste chá age sobre os sintomas da tensão pré-menstrual, reduzindo a ansiedade e aliviando crises nervosas.