Descubra quais os chás liberados para o emagrecimento pós-parto

Por Robson Merieverton em Saúde

Depois de receber a notícia que confirma a gravidez, muitas mulheres só querem mesmo é curti-la da melhor forma possível, já que, trata-se de um momento único na vida delas. Nesse período, a preocupação com a boa forma sede lugar a ansiedade de ver pela primeira vez o rostinho do bebê. Com o momento do parto e a consequente rotina de amamentação, a mulher começa a se preocupar com perder aqueles quilinhos extras adquiridos ao longo da gravidez.

Sem deixar a saúde de lado, nem tão pouco o cuidado com o bebê, a solução para acelerar o processo de perda de peso pode estar escondida no chás naturais. Apesar de ter a etiqueta “natural”, as mamães precisam tomar alguns cuidados para que a atuação dessas substâncias não tragam riscos, como o bloqueio na produção de leite destinado a amamentação do bebê.

Chás emagrecedores

Uma das melhores opções para as mamães eliminarem o peso extra é o chá da planta cardo mariano. A planta é rica em silimarina, uma substância que potencializa a produção do leite materno, fazendo que mais calorias sejam gastas, favorecendo o perda de peso. Além do mais, a erva cidreira, tília e camomila também ajudam as mães a perderem peso depois do parto.

Devido ao efeito termogênico, chás com cafeína ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gorduras, entres eles, destaque para o chá verde, chá preto e chá mate. Na lista ainda existem os chás com feito diurético. Eles ajudam a eliminar o inchaço que fica no corpo, entre eles estão: alecrim, erva-doce, arenária e cavalinha. Porém, chás com essas ervas não podem ser consumidos por mulheres que amamentam, pois eles podem provocar cólicas, insônia e desidratação no bebê, somado a diminuição da produção natural de leite.

Descubra quais os chás liberados para o emagrecimento pós-parto

Foto: Depositphotos

Preparando os chás

Chá de cardo mariano

Para fazer esse chá, você vai precisar de uma colher de chá das sementes de cardo mariano e uma xícara de água fervente. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba essa infusão meia hora antes das principais refeições.

Chá de erva cidreira

Para preparar o chá de erva cidreira, basta ferver um litro de água para 30 gramas de folhas e flores de erva. Deixe abafando por cerca de 12 minutos, coe e adicione limão no momento da ingestão da bebida. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia.

Chá de tília

Para fazer o chá de tília, basta colocar um litro de água para ferver. Na sequência, é só adicionar duas colheres de sopa de flores de tília. Desligue o fogo e deixe descaçar por cerca de cinco minutos. Depois, basta coar a bebida e ingerir. Tome uma xícara do chá antes das principais refeições.

Chá de camomila

Para cada meio litro de água, o recomendado é usar uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila. Coloque a água para ferver e acrescente a erva. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e desligue o fogo. Em seguida, com a panela tampada, espere esfriar de cinco a 10 minutos. Tome uma xícara da bebida pouco antes de cada refeição.