Devemos ou não adoçar nossos chazinhos?

Por Natália Petrin em Degustação

Tomar um chá é realmente uma delícia, não é mesmo? Mas antes de sair acrescentando açúcar em tudo, pare e pense: será que existe mesmo a necessidade de adoçar?

A nossa dica inicial é: experimente o chá. Alguns chás são naturalmente adocicados ou têm sabor bastante agradável tornando desnecessária a adição de açúcares. Se você achar que precisa mesmo adoçar, que não tem jeito do chá descer sem ser adoçado, tudo bem. Mas adoce com mel.

A mania de adoçar

Você já parou pra pensar que no Brasil temos o hábito de adoçar tudo? Até mesmo o suco natural de frutas queremos adoçar, como é o caso do suco de laranja, por exemplo. Precisamos treinar nosso paladar para consumir menos açúcar, uma vez que os alimentos por si já têm bastante sabor.

Devemos ou não adoçar nossos chazinhos?

Foto: Pixabay

Tudo é questão de gosto, mas quando se consome uma bebida saudável como um chá ou um suco, o ideal é evitar a adição de açúcar, pois a ideia é o consumo saudável mesmo, certo?

Chá e suas propriedades

Você já deve ter ouvido falar por aí que o açúcar interfere nas propriedades terapêuticas do chá, mas será que isso é mesmo verdade? Quando temos uma erva marcante, procuramos sempre adoçar para ficar mais fácil de consumir, mas precisamos ter em mente que o açúcar, principalmente o refinado, pode trazer muitos prejuízos à saúde, além de acrescentar calorias ao consumo de uma bebida que seria apenas benéfica.

O chá é uma bebida muito saudável, e ao ser adicionado açúcares ou adoçantes, ele perde muitas de suas propriedades. O açúcar deve, com certeza, ser evitado, uma vez que é um vilão em nossa alimentação. Ao ser ingerido, ele sobrecarrega o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, e também é transformado em gordura no organismo, podendo causar diversos problemas como cardiovasculares, obesidade, hipertensão e muito mais.

O ideal, portanto, é, se realmente for necessário, adoçar com mel que, apesar de também poder trazer prejuízos à saúde, é repleto de benefícios e nutrientes que podem melhorar muitas funções do corpo. Porém, tanto o açúcar quanto o adoçante e o mel podem, sim, interferir nas propriedades do chá, segundo nutricionistas. A ideia é consumir a bebida pura.

Não consigo beber chá puro, e agora?

Você pode adicionar algumas gotas de limão, cascas de abacaxi ou ainda um pedaço de canela ao chá, o que, com certeza, fará dele mais saboroso. Além disso, outra opção é acostumar-se. Somente não gostamos do chá sem açúcar por não estarmos acostumados à ele. A adição de frutas aos chás pode trazer mais propriedades e deixar o sabor bem mais agradável.