Diga adeus aos problemas digestivos com este potente chá

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

O nome pode não ser um dos melhores, mas as suas propriedades e consequentemente os seus benefícios fazem deste chá um dos melhores para o consumo humano e tratamento de doenças relacionadas ao processo de digestão.

Tendo como nome científico Artemisia dracunculus, a planta mais conhecida como estragão é na verdade um tempero famoso na França, mas que faz um maior sucesso como infusão.

Com um sabor levemente picante e ao mesmo tempo adocicado, esta planta ainda é pouco difundida no Brasil. Contudo, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na internet ou também, porém com menos chances, em feiras livres.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-estragao

Foto: Pixabay

Erva de pequeno porte, possui folhas lanceoladas e suas flores são amarelas. Além de estragão, é também conhecida por estragão-francês ou erva-dragão.

Propriedades e benefícios desta planta

São graças as propriedades medicinais do estragão que esta planta pode ser utilizada em casos de problemas digestivos. Por ser antisséptica do tubo digestivo, vermífuga e aperitiva, a erva trata digestão lenta e difícil, falta de apetite, gases, má digestão. A sua utilização ainda é capaz de eliminar parasitas intestinais.

Além desta atuação benéfica no sistema digestivo, estragão também serve como um braço direito das mulheres, pois atenua as cólicas menstruais. Isso porque o consumo de produtos à base da erva-dragão melhora o fluxo sanguíneo, favorecendo para um menor incômodo neste período.

Chá de estragão

Ferva uma xícara de água filtrada e depois adicione uma colher (de sobremesa) das folhas de estragão. Tampe o recipiente e deixe por infusão por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o líquido e tome sem adicionar açúcar, adoçante ou mel.

O gosto pode lembrar o de erva-doce. A dica é tomar uma xícara da bebida após as principais refeições, portanto uma no café-da-manhã, outra no almoço e por fim uma na janta.

Outra questão importante diz repeito ao armazenamento do chá, caso o paciente precise prepará-lo de uma vez só, mas para consumir durante o dia. Desta forma, é preferível colocá-lo em uma garrafa térmica e tomar a substância no mesmo dia em que foi preparada. O chá de estragão após um dia já não possui as propriedades medicinais.

Cuidados essenciais

Não há contraindicações para esta bebida. Porém, mesmo sendo um produto natural é necessário consultar um médico especialista antes de fazer uso deste chá. Além disso, o consumo exagerado desta planta pode agitar o sistema nervoso, por isso siga sempre o recomendado.