Diminuindo inchaço nos olhos à base de saquinhos de chá

Por Nayla Georgia em Saúde

As temidas e odiadas “olheiras” são resultantes da ação da melanina, pigmento que colore a pele, podendo ser deflagradas por problemas relacionados com o sono, a desidratação ou, ainda, do processo natural de envelhecimento (tendência genética).

Por que temos olheiras e olhos inchados?

O inchaço nos olhos pode ser ocasionado pela dilatação dos vasos que circundam os olhos, levando mais sangue para a região e ratificando a pigmentação. Noites insones ou mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem precipitar as olheiras. Manchas ocorrem com frequência no período pré-menstrual e na gestação, pois a pálpebra esbranquiça devido à carência de ferro. Elas são esteticamente incômodas, mas podem ser resolvidas de forma natural.

Combatendo o inchaço com saquinhos de chá

Guarde os saquinhos de chá preto ou de camomila – somente esses dois – dentro de uma sacola plástica no refrigerador. Quando o inchaço aparecer, retire-os do refrigerador – sem esquecer de remover o excesso de líquido –, feche os olhos e deite-se numa posição confortável, posicione um saquinho de chá gelado sobre cada olho e mantenha por cinco a 20 minutos, lembrando que quanto maior o tempo, maior será a eficácia do método.

Imagem de saquinho de chá

Foto: Depositphotos

Aplicando chá

Se preferir, faça um chá concentradíssimo e aplique compressas de algodão embebido no chá. Antes de aplicar a compressa nos olhos, tanto o chá quanto os saquinhos com a erva devem ficar no freezer por alguns minutos.

Gelo

Uma alternativa a se considerar, tendo em vista que a própria água tem efeito vasoconstritor, seria de preencher uma forma de gelo com chá verde ou preto bem forte. Uma vez congelado, empalme os cubos de chá numa toalha e a pressione gentilmente contra o osso ao redor dos olhos.

E atenção…

Não se esqueça de respirar profundamente! Uma das causas do inchaço pode ser a falta de fluxo linfático, o que pode ser remediado pelo combo respiração mais exercícios regulares.