Dor na bexiga? Conheça o chá capaz de combater esse problema

Por Natália Petrin em Saúde

Com várias possíveis causas, as dores na bexiga podem, inclusive, estar associadas a outros sintomas, como a dor nos testículos no caso dos homens, corrimento nas mulheres e dores ao urinar. A própria dor na bexiga, entretanto, é um sintoma que está associado à diversas doenças.

Somente a dor na bexiga não nos dá informações necessárias para realizar o diagnóstico e, portanto, é essencial estar atento a outros possíveis sintomas e fazer os exames solicitados pelo médico.

O que pode ser?

Normalmente a dor na bexiga e ao urinar refere-se à infecção urinária, que pode acontecer em qualquer um dos órgãos do sistema urinário, como a própria bexiga, os rins e a uretra. Quase sempre essa infecção vem acompanhada de febre e quando se trata disso, é indispensável buscar ajuda médica profissional, uma vez que é imprescindível o uso de medicamentos antibióticos. Um fator de risco para a infecção são pacientes com intolerância à lactose, pois apresentam episódios mais frequentes de diarreia. É possível que, em casos mais avançados e mais graves, haja presença de sangue na urina.

Mulher com as mãos no pe da barriga

Foto: Depositphotos

Cistite intersticial ou síndrome da bexiga dolorosa é outro tipo de problema relacionado que tem como principais sintomas a dor na bexiga ao sentar, fazer força ou até mesmo durante a relação sexual. Se você sentir esses sintomas, além do desconforto e a vontade de fazer xixi várias vezes, procure um médico, uma vez que essa doença pode ter causa emocional, estresse ou ansiedade e, por isso, é mais complicada de ser avaliada e diagnosticada.

Quando há corrimento, a dor na bexiga pode ser um sintoma de candidíase e doenças sexuais como a tricomoníase. Quando na gestação, a dor na bexiga deixa mulheres preocupadas constantemente, mas é bastante comum que haja a dor, uma que há o peso do útero sobre a bexiga, além da modificação que a gestação traz para o corpo e para os hormônios femininos.

Quando em pacientes homens, presente também nos testículos, a dor na bexiga pode ser um sinal de câncer de próstata, mas não necessariamente seja isso.

Chá

Existe um chá que pode trazer alivio nessas situações, mas não dispensando as indicações médicas. É importante também beber bastante água e nunca segurar o xixi por muito tempo. Para preparar, você vai precisar de:

– 4 colheres (de sopa) das folhas secas e picadas de eucalipto ou 10 colheres (de sopa) das folhas verdes também picadas.
– 1 litro de água.

Coloque a água em um recipiente para levar ao fogo e aquecer. Em outro recipiente, coloque as folhas de eucalipto e reserve. Quando a água começar a ferver, jogue por cima das folhas e tampe, deixando descansar em infusão por 15 minutos. Em seguida, basta coar e consumir uma xícara de chá a cada duas horas.