Eficazes receitas de chás para eliminar as varizes

Por Katharyne Bezerra em Beleza, Saúde

Mesmo que as mulheres sejam as mais atingidas pelas varizes, os homens também podem apresentar esse problema circulatório. Essa condição se forma em especial nos membros inferiores das pessoas e podem ser ocasionadas por diversos fatores, entre eles a má circulação sanguínea, obesidade, tabagismo, sedentarismo, traumatismos nas pernas e até a utilização exacerbada de pílulas e anticoncepcionais.

Graças a natureza, existem ervas capazes de melhorar a circulação do sangue e, consequentemente, tratar das varizes. Antes de conhecer esses “milagrosos” chás, saiba mais sobre esse problema.

Sintomas das varizes

As varizes incomodam não só pela questão estética, mas também por provocarem sensações ruins em quem as possui. Além das veias avermelhadas ou roxas sobre a pele, existem outros sinais que indicam a presença de canais inflamados, são eles:

  • Sensação de queimação nas pernas;
  • Cãibras;
  • Sensação de peso nos membros inferiores;
  • Fadiga nas pernas;
  • Coceira e inchaços nas áreas afetadas.
Pé com varizes

Foto: Depositphotos

5 receitas de chás para combater as varizes

Chá de castanha

Com 50g das cascas da castanha e um litro de água é possível melhorar a circulação do sangue. Misture os ingredientes em um recipiente e leve ao fogo por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe a bebida e sirva. O ideal é realizar esse tratamento até os sintomas persistirem, sempre dividindo as dosagens em até duas xícaras por dia.

Chá de ginkgo biloba

Ferva um litro de água e ainda com o fogo ligado acrescente duas colheres (de sopa) da erva de ginkgo biloba. Depois que levantar fervura, tampe a mistura e aguarde por aproximadamente 10 minutos. Para melhorar os casos de varizes, o ideal é beber de duas a três xícaras dessa infusão por semana. Siga o tratamento até quando se fizer necessário.

Combo de ervas

Este chá é uma mistura de ervas com potencialidades semelhantes, pois todas elas são eficientes no tratamento de veias dilatas. Portanto, em um litro de água coloque uma colher (de sopa) de cada erva a seguir: tanchagem, alecrim e bardana. Leve a mistura para o fogo e aguarde a fervura. Em seguida, tampe o chá e deixe que ele descanse em infusão por 10 minutos. A dosagem certa é de duas a três xícaras por dia.

Chá de cavalinha

Ideal para combater a má circulação do sangue e desinflamar as varizes, esta bebida pode ser feita com a mistura de duas colheres (de sopa) e 500 ml de água. Primeiro, ferva o líquido. Em seguida, despeje a água sobre a erva. Tampe o recipiente e deixe por infusão por 10 minutos. O ideal é consumir no máximo três xícaras diárias.

Chá vermelho

Com três xícaras do chá vermelho por dia é possível estimular a circulação sanguínea. Para prepará-lo é simples: basta ferver um litro de água e, após o processo de ebulição, adicionar duas colheres (de sopa) da erva. Tampe o recipiente e deixe em infusão por até 10 minutos. Depois é só coar, beber e aproveitar os benefícios.