Elimine cálculos vesiculais com chá de coclearia

Por Robson Merieverton em Degustação, Plantas, Saúde

Com origem demarcada na Europa, Ásia e América do Norte a coclearia é uma planta da família das Crucíferas. Seu uso é estreitamente medicinal, combatendo e tratando vários tipos de doenças. As partes da planta que são usadas com esse propósito são as folhas frescas e os talos.

Características físicas da planta

A coclearia é uma planta com raiz mais espessa no centro e atenuando-se em direção às extremidades, chegando a espessura de um lápis, comprida e com caule ramoso. Suas folhas são verde escuras, alongadas e dentadas, já as flores são brancas, dispostas em racimos na extremidade dos ramos. Seu fruto é uma síliqua, que contém inúmeras sementes.

Propriedades medicinais

Essa espécie de planta é conhecida pelo poder antiscorbútico, sendo muito empregada em farmácia. Ela também possui ação adstringente e dentifrício, sendo usada no tratamento de gengivites e estomatites ulcerosas.

elimine-calculos-vesiculais-com-cha-de-coclearia

Foto: reprodução/Wikipedia

Outra característica da coclearia é sua ação estimulante, depurativa e muito eficaz no combate aos cálculos vesiculais. Ela também contém propriedades para o combate ao reumatismo. A planta também pode ser usada no tratamento de escorbuto, câncer, reumatismo, gota, inapetência, artrite, bronquite, edemas, problemas nos rins e digestivos, além de estimulante da secreção gástrica.

Todas essas doenças podem ser tratadas graças aos princípios ativos da planta, baseado no ácido ascórbico, glucosídeo sulfurado (glucococlearina), isosolfocianato de butila, tanino e sais minerais.

Chá de coclearia

Antes de incluir o tratamento com a coclearia na sua rotina diária, é importante que o médico seja consultado. Pois ele é o profissional mais indicado para esse tipo de diagnóstico. É importante ressaltar que, doses muito elevadas podem causar irritação da mucosa do trato gastrointestinal.

Para preparar o chá da coclearia, você vai precisar de uma xícara de água e quatro gramas da erva. Coloque a água para ferver. Com ajuda de uma xícara, coloque as folhas da coclearia e, despeje a água quente em seguida. Deixe em efusão por cerca de cinco minutos. Depois, retire as folhas e a bebida está pronta para ser ingerida. O recomendado é que o chá de coclearia seja ingerido três vezes ao dia.