Emagreça de forma saudável à base do chá da alcachofra

Por Débora Silva em Emagrecimento

Há algum tempo, muitas pessoas que desejam perder alguns quilinhos indesejados estão apostando nos chás, que podem ser excelentes aliados no processo de emagrecimento. O chá da alcachofra é um ótimo remédio caseiro que pode ajudar a emagrecer de maneira rápida e saudável.

De origem europeia e cultivada no mundo inteiro, a alcachofra é uma planta bastante apreciada devido às suas propriedades medicinais que proporcionam diversos benefícios à nossa saúde.

Propriedades e benefícios da alcachofra

No Brasil, a alcachofra é uma iguaria exótica produzida em larga escala nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Apesar de ainda ser pouco consumida, trata-se de um alimento saudável que é rico em substâncias antioxidantes que auxiliam na desintoxicação do organismo, eliminando as toxinas, gorduras e líquidos em excesso do corpo e, consequentemente, favorecendo o processo de emagrecimento.

As folhas da alcachofra contêm princípios ativos com ação hepaprotetora, diurética e detoxificante. Neste alimento, é possível encontrar grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de minerais como o enxofre, cobre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês.

Entre as propriedades e benefícios da alcachofra estão os seguintes:

  • Age como um tônico digestivo;
  • É diurética;
  • Ajuda na cura de doenças do fígado;
  • É laxativa e não irrita a mucosa dos intestinos;
  • Reduz o mau colesterol;
  • As suas folhas diminuem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes, a hipertensão e a anemia;
  • Depurativa;
  • É hipoglicemiante;
  • Eficaz no combate às gorduras;
  • Possui efeito antiesclerótico.
Emagreça de forma saudável à base do chá da alcachofra

Foto: Pixabay

Chá de alcachofra para emagrecer

A infusão das folhas secas da alcachofra é a melhor opção para obter os benefícios deste alimento e pode ser uma ajuda extra para o emagrecimento. Além de ser eficaz para perder as gordurinhas indesejadas, este remédio caseiro também pode ser utilizado em casos de cirrose.

Lembre-se sempre que, para emagrecer, é fundamental adotar uma alimentação saudável e balanceada, além de praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Receita do chá de alcachofra

Na hora de escolher uma alcachofra na feira, dê preferência para as que apresentam o talo longo e a parte da planta em forma de flor firme e bem arroxeada. Confira a receita do chá de alcachofra a seguir:

Ingredientes:

– 3 colheres (de sopa) de folhas secas de alcachofra;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para preparar este chá, basta adicionar as folhas de alcachofra em uma panela com água e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Use mel para adoçar e a bebida está pronta para ser consumida.

Cuidados

A alcachofra não deve ser consumida por indivíduos que têm propensão a alergias ou que possuam qualquer obstrução do ducto biliar, grávidas, lactantes e pessoas com problemas na vesícula, hepatite, falência no fígado e câncer hepático.