Ervas para chás que acabam com a dor de cabeça

Por Robson Merieverton em Plantas

Depois de um dia inteiro de trabalho, chegar em casa com aquela dor de cabeça, acaba com o bom humor de qualquer pessoa. Geralmente ela é causada pelo estresse, preocupação excessiva ou até algum problema de saúde.

O fato é que, a primeira providência a ser tomada é correr até a caixinha de remédios para que o incomodo suma.

Dessa vez, o que você acha de substituir o medicamento por poderosas ervas naturais que vão trazer os mesmos efeitos, fazendo a dor de cabeça sumir por inteiro?

incriveis-ervas-para-chas-que-acabam-com-a-dor-de-cabeca

Foto: depositphotos

Essa é uma solução usada e difundida amplamente por algumas pessoas, sobretudo aquelas que tiveram ensinamentos repassados por parentes de mais idade.

A vantagem de optar pelos chás preparados com essas ervas vem do fato de não usar medicamentos industrializados e sim os fornecidos pela natureza. Muitas vezes essas dores de cabeça vêm acompanhadas de enjoos, contrações musculares e outros fatores.

Principais ervas

Entre as principais ervas usadas para combater a dor de cabeça na forma de chá, destaque para a camomila, capim-limão, hortelã e alecrim. Conheça um pouco dos benefícios naturais de cada uma dessas ervas.

Camomila

A camomila é uma erva usada em diversos tratamentos medicinais caseiros, inclusive para tratar a dor de cabeça. Quando combinada com o gengibre, o efeito para tratar esse mal é amplificado. A camomila é composta de substâncias benéficas a exemplo dos fenólicos, glicina, tanino e ácido antêmico.

A combinação de todas elas pode trazer benefícios no tratamento da má digestão, tem efeito sedativo, proteção térmica, dores musculares, estresse, insônia, diarreia, inflamações urinárias e gripe.

Capim-limão

Ele é composto por citral, genariol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido cético e ácido capróico. Juntas, essas substâncias agem no corpo como febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmante, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, diminuindo os sintomas de mal estar causado por algumas doenças.

Além de tratar a dor de cabeça, o capim-limão também age contra a febre, cólicas, controle da ansiedade e também funciona como anti-depressivo.

Hortelã

A hortelã é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rica em vitamina B, C e D, além de sais minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio. A hortelã é usada em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e para tratamento da pressão arterial.

Alecrim

Além do uso culinário, o alecrim é fortemente usado como remédio caseiro. Ele previne o câncer, melhora a memória e o bom humor. O alecrim é um popular remédio natural para combater a enxaqueca e aliviar dores musculares e nas articulares.

Preparando os chás

Para combater as dores de cabeça, o uso desses ervas apresentadas pode ser feito de forma simples, a partir do processo de infusão. Para prepará-lo, basta colocar uma quantidade de água para ferver.

Antes que ela atinja o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente um punhado de qualquer uma dessas ervas: camomila, capim-limão, hortelã e alecrim.

Espere esfriar por cerca de cinco minutos, coe e o chá para combater as dores de cabeça está pronto para ser tomado.

Chá de gengibre e camomila

Além das dicas passadas anteriormente, você pode adicionar outros ingredientes, a exemplo do gengibre, para intensificar o efeito do chá.

O gengibre bloqueia a produção de certas substâncias que causam a dor, além disso, associado à camomila e à tília, potencializa o efeito relaxante e analgésico, aliviando os sintomas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de gengibre fresco picado;
  • 1 colher (de sopa) de camomila;
  • 1 colher (de sopa) de tília seca.

Modo de preparo

Ferva uma porção de água equivalente a uma xícara. Coloque todos os ingredientes em uma xícara e despeje a água quente por cima.

Deixe descansar por dez minutos e, pronto. Coe e, se preferir, adoce. Deve ser bebido preferencialmente quente.