Espinhas nunca mais: chá de alface para se livrar das acnes

Por Katharyne Bezerra em Beleza

As terríveis acnes são um pesadelo na vida de muitas pessoas, principalmente de adolescentes que estão no período das alterações hormonais. Contudo, podem aparecer tanto em bebês quanto em adultos e, em casos especiais, grávidas também podem desenvolver essas erupções cutâneas. Popularmente chamadas de espinhas ou cravos, geralmente afetam o rosto, pescoço, costas e braços, e surgem quando as glândulas produtoras de oleosidade da pele ficam inflamadas ou são infectadas por algum micro-organismo.

Tratamento para a acne

Espinhas e cravos são responsáveis pela baixa autoestima em algumas pessoas. Para evitar esses constrangimentos, determinados cuidados devem ser levados em consideração, como manter a pele longe de impurezas, fazer diariamente uma limpeza profunda na região cutânea e claro, usar produtos adequados para essas atividades.

Espinhas nunca mais: chá de alface para se livrar das acnes

Foto: Pixabay

Já a falta de paciência é a causadora das marcas das espinhas, pois por não esperarem o tempo certo dessas erupções secarem, muitos acabam estourando e assim deixando a cicatriz. Portanto, é preciso calma para evitar as manchas posteriores as acnes. Esse é um problema dermatológico e que quando surge em grande escala, deve ser acompanhado por um dermatologista, principalmente no caso das grávidas ou de mulheres em períodos de amamentação.

Remédio natural para tratar a acne

Ingredientes

  • Uma folha de alface;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo e uso

Este remédio caseiro é um chá feito através do cozimento de uma folha de alface em meio litro de água. Primeiramente, pique a alface em pequenos pedaços e coloque-os em um recipiente com a água. Leve os ingredientes ao fogo baixo e deixe ferver por alguns minutos. Em seguida, tire do fogo, deixe esfriar e coe para poder fazer uso apenas do líquido.

Este chá não é para ser ingerido, mas para usar como compressa diretamente nas espinhas inflamadas. Com o auxílio de um algodão, molhe-o na bebida e aplique no local afetado. Faça a administração sempre mudando o chá e o algodão a cada 15 minutos, de três a quatro vezes por dia, pelo tempo necessário ao alívio.

Caso esse tratamento não tenha surtido efeito sob as espinhas e os cravos, e esses continuam inflamados, a melhor opção é procurar um dermatologista. Há casos em que acne precisa ser tratada com antibióticos e só um especialista para indicar o melhor remédio nesses casos.