Conheça eufrásia: a ‘erva da visão’

Por Katharyne Bezerra em Plantas

De nome científico euphrasia officinalis, esta planta é parcialmente parasitária, pois, mesmo fazendo o processo de fotossíntese, ela adquire os nutrientes e a água das raízes de outras espécies ao seu redor. Membro da família digitalis, tem origem na Europa e Ásia e para fazer o seu chá pode ser utilizada suas folhas.

O uso da bebida feita com essa planta está associado ao bom funcionamento da mente, do sistema respiratório e do digestivo. Entretanto, é a partir da sua ação nos olhos que ela é mais conhecida, recebendo até o apelido de “erva da visão”. Antes de aprender a preparar o chá da eufrásia a e aproveitar suas propriedades, conheça melhor o funcionamento desta planta no organismo humano.

Benefícios e propriedades da eufrásia

A ação dos componentes químicos presentes na planta, como os glicosídeos iridoides, saponinas, taninos, resina, flavonoides e óleo volátil, fazem com que a eufrásia tenha a capacidade digestiva, demulcente, adstringente, descongestionante, anti-inflamatória, antiviral, expectorante, antibactericida, antifúngica, alternativa e tônica hepática.

Conheça eufrásia: a 'erva da visão'

Foto: Reprodução/ internet

Todos esses elementos que compõe esta erva fazem dela um excelente remédio natural para diversos males que afetam à saúde humana. Essas propriedades melhoram o funcionamento da digestão e a absorção dos nutrientes e também atuam como estimulante da bile no fígado, facilitando o trabalho de desintoxicação desse órgão.

Quem deseja elevar o ânimo e melhorar o humor pode fazer uso da eufrásia sem medo. Além disso, ela alivia as perturbações nervosas, e melhora a capacidade de memória e de concentração do indivíduo que faz uso da bebida feita à base de suas folhas.

Já no caso do sistema respiratório é uma excelente aliada, uma vez que alivia a irritação e o catarro do nariz, da garganta, do ouvido e do peito. Tomando o chá de eufrásia, o paciente pode dar adeus as dores de cabeça, sinusite, otite média, tosse, os sintomas da rinite alérgica e a febre do feno.

O grande destaque da ação benéfica desta planta está associado ao poder de melhora nos olhos. No caso das pessoas idosas, essa bebida ajuda na recuperação da visão. Além disso, elimina as infecções oculares, como conjuntivite, terçóis e desordens com lacrimejamento. Reduz a inflamação dos olhos cansados, que são submetidos ao esforço diário.

Receita do chá de eufrásia

Use uma colher de chá das folhas para cada xícara de água utilizada. Separe a eufrásia em um recipiente e leve a água ao fogo, até que ela alcance fervura. Após a ebulição, despeje o conteúdo por cima das folhas e tampe imediatamente o recipiente. Deixe a mistura descansar por aproximadamente 10 minutos, coe e beba. O tratamento ideal deve ser feito com a ingestão de duas a três xícaras de chá por dia.