Chá de Fel da terra – Benefícios e propriedades

Por Edição em Plantas

O Fel da Terra é uma planta medicinal da família das Gencianáceas e também conhecida popularmente como centáurea-menor, erva-da-febre, erva-do-centauro, planta-da-febre, erva-de-quiron e quebra-febre. É uma planta nativa da Europa que se adaptou muito bem nas Américas, seu nome científico é Centaurium erythrae. O caule costuma ser duro, tem em média de 20 a 30 cm de altura, a cor de suas flores variam, podem ir do vermelho até o rosa claro.

Fel da terra

Foto: Reprodução

Propriedades

Ela é uma planta muito indicada para tratar a falta de apetite, além de ser laxante, combater febre e a alta de glicose no sangue. Nada se desperdiça da planta, pois tudo pode ser utilizado para seu preparo e não há relatos sobre problemas decorrentes da ingestão do chá. Suas partes podem ser encontradas a venda em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Benefícios

A ingestão do chá de Fel da Terra auxilia em diversas funções do organismo. Seu sabor amargo faz com que haja salivação e a sensação de fome aparece, ajuda na digestão dos alimentos ingeridos. Levando isso em conta é importante ressaltar que o chá pode ser ingerido também quando se está com problemas de digestão ou azia.

Ele também é uma forma de combater a anorexia, pois provoca uma fome proposital sendo um excelente apoio, assim aos poucos a pessoa afetada pode voltar a se alimentar de forma natural e após um tempo pode usar o chá apenas como um apoio.

Por conta das suas propriedades laxantes é uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre, já quem não tem esse problema, deve tomar em menores quantidades. Como esse chá também apresenta ações diuréticas é muito recomendado para o rim. Sendo ingerido de forma constante, auxilia na limpeza das impurezas do organismo deixando um sangue e a pele livre dos temidos furúnculos.

Contraindicações

Não foram comprovadas contra indicações, mas gestantes devem evitar. Antes de começar o tratamento consulte um médico.

Receita de chá de Fel da Terra

Em uma chaleira, coloque 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água e em seguida leve ao fogo. Quando ferver, desligue e deixe abafando por 10 minutos. Coe a infusão.

É exatamente por ter um sabor amargo que suas propriedades funcionam, portanto tente não adoçar o chá. Caso se faça extremamente necessário, adoce levemente, para que o amargor não seja sobreposto pelo açúcar.

Escrito por Gihan Hodroj