Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Por Robson Merieverton em Beleza

Já pensou em usar das propriedades das ervas naturais para conquistar benefícios com fins estéticos? Pois isso já é uma realidade desde que o mundo é mundo.

Dada a composição de algumas substâncias naturais, é possível dispor de efeitos como a redução das medidas, tratamento de pele, hidratações, rejuvenescimento, dentre outros.

Para isso, basta preparar um chá com as ervas, para aproveitar de todos os efeitos que elas podem trazer para a sua beleza.

Camomila

Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Foto: Pixabay

A beleza é um fator que depende de você se sentir bem. Para alcançar esse objetivo, você tem de estar relaxado, calmo e cheio de vitalidade e disposição. Nesse ponto, o chá de camomila pode ajudar.

Ele é bastante difundido ao redor do mundo devido as suas propriedades calmantes. Ingerir o chá de camomila pouco antes de dormir pode garantir uma noite de sono tranquila e relaxada, longe da insônia.

Além das propriedades calmantes, a camomila tem ação estimulante da cicatrização e anti-espasmódica. Ela pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.

Devido as suas propriedades, a camomila atua diretamente nas células da pele dando-lhe brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido. Se aplicada na forma de compressa sobre os olhos, diminui as olheiras.

Preparando o chá de camomila

Para fazer o chá de camomila basta separar uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila e meio litro de água. Coloque a água para ferver e adicione a camomila. Desligue o fogo e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

Rooibos

Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Foto: Pixabay

Rica em minerais como o ferro, potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio, flúor, manganês e sódio, o chá de rooibos é um excelente aliado para quem busca beleza e bem estar.

Por possuir flavonóide quercetina, o uso constante aumenta a força capilar. Além do mais, devido a concentração de antioxidantes, ela diminui o processo de envelhecimento e melhora a saúde do sistema imunológico.

O uso da planta também pode prevenir doenças de pele tais como o eczema e a acne, seja bebendo o chá ou aplicando diretamente sobre a pele.

Devido as suas propriedades, a roobois também trata e previne várias infecções bacterianas na pele, devido as altas concentrações de vitamina D e de zinco, a substância mantém o interior da pele saudável e brilhante.

Para os cabelos, a erva aumenta o seu crescimento.

Preparando o chá de roobois

Para fazer o chá de roobois você vai precisar de 10 gramas de erva e um litro de água. Coloque a água para ferver adicione a erva. Desligue o fogo e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

Erva-cidreira

Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Foto: Pixabay

Também chamada de melissa, a erva-cidreira é conhecida pelas suas propriedades calmantes. Como cosmético, a erva é usada no tratamento da pele, funcionando como um excelente tônico natural.

Ela ajuda a renovar a pele cansada, atua como adstringente e cicatrizante revigorando a oleosidade natural da pele e combatendo a celulite. A erva-cidreira também é usada no tratamento de acne.

Para a saúde dos cabelos, a erva também é super indicada. Ela proporciona brilho e leveza aos cabelos.

Preparando o chá de erva-cidreira

Para preparar o chá você vai precisar de 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira e um litro de água. Coloque a água para ferver adicione a erva. Desligue o fogo e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

Dente-de-leão

Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Foto: depositphotos

O chá de dente-de-leão é usado para aliviar problemas de pele, devido a alta concentração de minerais, entre eles: ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco, assim como as vitaminas dos complexos B, C, D e E.

Ela também ajuda no crescimento de tecidos corporais e protege as células de danos, promovendo a cura e acelerando a cicatrização.

Por possuir também alta concentração de vitamina A e carotenóides, o dente-de-leão mantém a integridade e função das células da pele e das mucosas, reparando o epitélio da pele.

Por possuir ação antioxidante, ela combate os radicais livres, minimizando o risco de câncer, problemas cardiovasculares e evita o envelhecimento. O chá dessa substância também auxilia no emagrecimento.

Preparando o chá de dente-de-leão

Para preparar o chá você vai precisar de duas colheres de sopa da erva e um litro de água. Coloque a água para ferver adicione a erva. Desligue o fogo e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

Erva-mate

Fique mais bonita com a ajuda de chás medicinais

Foto: depositphotos

O consumo da erva-mate ajuda a melhorar o sistema imunológico, purificar e desintoxicar o sangue, combater a fadiga, estimular a mente, controlar o apetite.

Além de reduzir os efeitos de doenças debilitantes, repara a cor dos cabelos, retardar o envelhecimento, atua contra o stress e proporciona uma boa noite de sono.

A erva-mate ajuda ainda no que diz respeito a hidratação e a circulação do corpo, além de melhorar o tom da pele.

Ela também pode ser utilizada na produção de cremes esfoliantes, o que faz aumentar a circulação da pele, sobretudo quando misturada a outros ingredientes hidratantes, como o leite por exemplo.

O consumo dessa erva também ajuda na busca pelo peso ideal.

Preparando o chá de erva-mate

Para preparar o chá você vai precisar de quatro colheres de sopa de folhas torradas da erva-mate e um litro de água. Coloque a água para ferver adicione a erva. Desligue o fogo e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.