Fortaleça o sistema imunológico com chá das folhas de morangueiro

Por Natália Petrin em Doenças, Frutas, Plantas

O morango é uma fruta muito apreciada no Brasil, mas o que muita gente ainda não sabe é que não é apenas o fruto que é aproveitado, mas também suas folhas. Delas pode ser feito um chá que, além de saboroso, traz muitos benefícios à saúde. Tanto o caule como as folhas podem ser usadas, e tipicamente sua aplicação é com ambas partes secas.

Benefícios e propriedades do chá

O chá é rico em benefícios nutricionais: as vitaminas e minerais estão presentes em grande quantidade e, ao ser consumido de forma regular, o mesmo pode atuar no fortalecimento do sistema imunológico.

Por conter alcaloides, taninos e biomoléculas que conectam-se com as proteínas, aminoácidos e compostos diversos com pH baixo, o chá também ajuda a aliviar o estresse estomacal, regulando o funcionamento do estômago.

Fortaleça o sistema imunológico com chá das folhas de morangueiro

Foto: Reprodução/ internet

Seus benefícios envolvem ainda o combate às dores, diarreia, inchaço, náuseas e cólicas estomacais. É excelente para combater dores causadas pela artrite, artrose ou reumatismo, uma vez que a presença de ácido cafeeiro ajuda a puxar a água das articulações, o que reduz não só o inchaço, mas a dor.

Existem estudos que defendem que os compostos das folhas de morango podem ajudar ainda a melhorar a produção de hemoglobina por melhorar a qualidade das células vermelhas do sangue e, por isso, combate de forma eficaz a anemia.

O chá pode ser usado ainda para tratamento de inflamações na boca – gargarejos –, auxiliando na diminuição da dor. Pode ser usado como adstringente, analgésico, cicatrizante, diurético, laxante, desintoxicante e tônica para o fígado.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá de morangueiro, você vai precisar de:

– 1 colher de chá das folhas secas de morangueiro

– 1 xícara de água

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione as folhas de morango, desligue o fogo e tampe, deixando a mistura descansar por, aproximadamente, dez minutos. Quando amornar, coe e consuma. A dose indicada é de três xícaras de chá ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

A planta, assim como todas as outras plantas e medicamentos naturais, possui contraindicações. O consumo está contraindicado para pacientes que tem diabetes ou alergias. Entre os efeitos colaterais mais relatados na utilização das folhas de morangueiro silvestre estão as reações alérgicas, mas sempre em casos de aplicação na pele.