Ganhe disposição tomando chá de cipó azougue

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Usar a natureza ao nosso favor é uma maneira apropriada de cuidar da saúde. Muitas são as plantas que já foram estudadas e agora podem ser utilizadas para melhorar a vida das pessoas. Um exemplo desses casos é a Apodanthera smilacifolia, nome científico de uma das plantas da família das Cucurbitaceae.

Chamada, popularmente, de cipó azougue, esta erva é encontrada no território nacional e é extremamente útil em tratamentos internos e externos do corpo.

Além de curar determinado problemas de saúde, o chá feito com as folhas desta planta tem a função de melhorar a energia do organismo, fazendo com que o paciente ganhe disposição durante o dia a dia.

Propriedades medicinais e indicações de cipó azougue

Ganhe disposição tomando chá de cipó azougue

Foto: depositphotos

  • Anti-inflamatório;
  • Antiofídica;
  • Antissifilítico;
  • Antitóxica;
  • Depurativa do sangue;
  • Laxante;
  • Enérgica.

Levando em consideração estas propriedades do cipó azougue, é possível dizer que esta planta melhora a digestão, impedindo a prisão de ventre. Também é considerada fonte de energia para quem a utiliza, por isso é ideal que a planta não seja consumida no período da noite.

Além destes benefícios internos, esta planta possui ainda ações externas. São exemplos de problemas tratáveis com o cipó: reumatismo, dores nos ossos, herpes, erupções na pele, sífilis, úlceras na pele, urticárias etc.

Modo de preparo e consumo

O chá de azougue é simples de ser feito, basta 20 g das folhas desta planta e um litro de água filtrada. Antes de misturar os ingredientes, é necessário ferver o líquido e só depois acrescentar a erva. Em seguida, o recipiente precisa ser tampado para que a infusão possa ocorrer da forma correta. Depois de 10 minutos, o chá está pronto para ser consumido.

Após o preparo deste chá, o paciente pode consumir três xícaras da bebida por dia. Além de ingerido, este produto caseiro pode ser utilizado nos banhos para realizar os tratamentos externos.