Impulsione o pré-treino com chá verde

Por Natália Petrin em Emagrecimento, Plantas

Se você busca formas de emagrecimento associadas à musculação ou outras atividades físicas, já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do chá verde para a queima de gordura e o consequente emagrecimento, certo?

O chá verde é uma excelente opção também para quem deseja energia, concentração e criatividade sem ter que recorrer ao café, pois ele é rico em cafeína. Segundo Patrícia Pinesi, nutricionista em São Paulo, “o indicado é não ultrapassar quatro xícaras diárias. Em excesso, pode provocar dores de cabeça, insônia, ansiedade, irritabilidade, dores de estômago, náuseas e palpitações”.

Treinos e chá verde

O consumo de uma xícara de chá verde cerca de meia hora antes do treino ajuda a deixar o metabolismo acelerado potencializando a queima de gorduras. Suas propriedades termogênicas são possíveis devido a presença da cafeína. Além de consumir o chá, pode-se encontrar ainda na forma de cápsulas ou em pó para misturar com suco ou água.

Impulsione o pré-treino com chá verde

Foto: Pixabay

Outros benefícios

O chá verde, além de ser um excelente pré-treino, ajuda a desintoxicar o organismo e desinchar, eliminando a retenção de líquidos. A bebida tem poderes de queimar as gorduras e emagrecer, e o melhor de tudo: isso é comprovado cientificamente.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, dois grupos de pessoas acima do peso foram acompanhadas durante um período de cardápio de baixa caloria, mas somente um dos grupos fazia o consumo de seis xícaras de chá verde ao dia. Esse grupo de pacientes, ao final do período de estudo, haviam queimado 4% mais gordura do que o outro grupo.

O chá é ainda rico em antioxidantes, atuando contra o envelhecimento precoce e combatendo as rugas. Ajuda ainda a prevenir inflamações na gengiva, tumores malignos de boca e mama, além de melhorar a memória.

Precauções

Por ser um estimulante, é preciso consumir até as 17 horas, no máximo, e nunca durante a noite, pois pode atrapalhar e muito na hora do sono e do descanso. Pacientes que são portadores de problemas de tireoide, vasculares ou ainda pessoas hipertensas, devem ficar atentas ao consumo.

Como preparar corretamente?

O chá verde, para ter seus benefícios aproveitados, deve ser preparado corretamente. Para isso, siga os passos:

Coloque um litro de água para ferver e quando começarem a surgir as primeiras bolhas, desligue o fogo. Em seguida, adicione duas colheres de sopa – ou uma para acostumar-se com o sabor forte – e tampe, deixando a mistura abafada por aproximadamente três minutos. Em seguida, coe e consuma.