Infusão de aveia para acabar com o inchaço

Por Natália Petrin em Emagrecimento, Saúde

Quem nunca sentiu um inchaço na região da barriga? Para muitas pessoas, essa realidade é constante em vários dias da semana, principalmente em mulheres. A causa é, normalmente, a retenção de líquidos, ou ainda a má digestão após a ingestão de alimentos pesados, e essa condição não faz distinção entre aqueles que estão em forma ou com sobrepeso, sendo muito comum, principalmente, ao final do dia.

A aveia como tratamento para o inchaço

Muita gente tem o hábito de falar que não gosta de comer aveia porque “não cai bem”, sendo bastante indigesta, produzindo sensação de mal-estar e de estar pesado. É importante, segundo médicos, consultar um profissional de saúde, pois nesses casos pode ser que você tenha alergia. Isso porque a aveia é um dos alimentos mais saudáveis que existem.

De absorção lenta, a aveia ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e, com isso, permite que a absorção de nutrientes seja feita de uma forma melhorada. Além disso, a infusão de aveia ajuda a melhorar a digestão, fazendo com que os alimentos sejam absorvidos de forma mais lenta e, consequentemente, mais adequada ao organismo.

Infusão de aveia para acabar com o inchaço

Foto: Reprodução/ internet

A infusão também tem um poder diurético intenso, regulando o problema de retenção de líquidos, o que por si só já resolve a maioria dos casos de inchaço na região do ventre. Além disso, ela atua ativando o metabolismo e fazendo com que os alimentos que ficam armazenados produzindo gases sejam processados da forma correta, ajudando a diminuir o inchaço proveniente dos gases intestinais.

Por ajudar a combater o estresse – que por sua vez sobrecarrega o organismo e armazena toxinas produzidas pelo cortisol –, ajuda também a diminuir a retenção e a dispepsia.

Outros benefícios

A aveia é considerada por muitos um “superalimento”, uma vez que é rica em muitas vitaminas, minerais, hidratos de carbono e aminoácidos, além de ser uma excelente fonte de fibras. É um alimento com propriedades anti-inflamatórias, sendo excelente para aqueles que possuem problemas de cólon irritável.

Esse alimento é excelente também para combater ao estresse e a ansiedade, além de diminuir a sobrecarga diária que, com a correria do trabalho, casa, filhos, família, entre outros, acaba nos atingindo sempre. Ela regula os neurotransmissores, ajudando a relaxar, além de ser também eficaz no equilíbrio da pressão arterial.

É rica em vitaminas A, E, B1, B2, B3, e B6, além de zinco, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, e muito mais.

Ingredientes:

– 600 ml de água mineral
– 100 g de aveia
– 1 pedaço de canela em pau (cerca de 5g)
– 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando começar a fervura, adicione a aveia, a canela e o mel, e deixe cozinhar por 30 minutos. Depois, cubra e deixe em repouso por, pelo menos, uma hora. Em seguida, coe e consuma.

O primeiro copo do dia, deverá ser consumido antes do café da manhã, o segundo 15 minutos antes do almoço e o terceiro 15 minutos antes da jantar.

O tratamento deve ser feito, inicialmente, três vezes na semana para que se perceba como o corpo reage.