Kombucha – Descubra seus benefícios

Por Anna de Cássia em Outros

Milenar na cultura oriental, o chá de kombucha ou kombuchá é muito famoso por suas propriedades medicinais, sua eficácia nos tratamentos e também pelos resultados, que já são visíveis com pouco tempo de consumo. Ele é probiótico e possui um alto índice de antioxidantes, além de muitas vitaminas do complexo B. Conhecido em muitos lugares como “chá de cogumelo”, o kombucha é na verdade uma combinação estratégica de bactérias boas e leveduras.

A maioria dos adeptos desta bebida exótica juram de pés juntos que ela é a melhor arma natural contra o câncer quando tomada diariamente. Acontece que a mistura de leveduras e bactérias boas impedem que alguns ambientes do organismo se tornem favoráveis ao desenvolvimento do câncer, e por isso chegam a fazer o corpo recuperar seu estado natural depois de infectado.

Benefícios do kombucha

  • Ele não apenas atua na prevenção, como também no tratamento do câncer;
  • O chá age no intestino melhorando consideravelmente a digestão;
  • Muito usado para aguçamento da visão;
  • Ajuda também a diminuir as taxas de colesterol ruim e gorduras no sangue;
  • Este chá é capaz de dissolver gorduras na digestão, e por isso é muito indicado para quem quer emagrecer;
  • Auxilia bastante na elasticidade da pele;
  • Elimina toxinas e impurezas do organismo.

Como preparar o chá de kombucha

  1. Misture chá verde (ou chá preto) com açúcar e água;

    Como preparar o chá de kombucha

    Foto: Reprodução

  2. Depois transfira a mistura para um recipiente e acrescente a cultura de kombucha (tem uma aparência de panqueca de borracha);
  3. Cubra o recipiente com um pano e deixe agir por 1 ou 2 semanas;
  4. Depois de duas semanas ele já poderá ser consumido;
  5. Basta acrescentar mais água no recipiente e esperar mais duas semanas, que o chá permanecerá por tempo indeterminado;
  6. O chá é muito ácido e por isso é difícil de ser consumido puro;
  7. Inicialmente beba apenas meia xícara de chá por dia, e depois vá aumentando a quantidade aos poucos, pois o estômago precisa ir se acostumando gradualmente com a acidez da bebida para não ser muito agredido.

OBS: Se você não tem acesso à cultura de kombucha para fazer o chá caseiro, poderá encontrar o chá pronto em lojas de produtos naturais, disponível em vários sabores e, por muitos, considerado saboroso.

Atenção!

Apesar de não possuir toxidade, quando preparado sem higiene o chá de kombucha pode ser contaminado e provocar reações alérgicas.