Limonada e chá de alecrim para combater a oleosidade dos cabelos

Por Michelle Nogueira em Beleza

Quem tem cabelos oleosos entende muito bem a seguinte situação: você acaba de lavá-los e em cerca de uma ou duas horas eles já estão pesados, sem vida, e parecendo sujos. Não os culpe. As verdadeiras “vilãs” dessa história são as glândulas sebáceas, que se localizam abaixo da superfície da pele. Elas produzem sebo, que é uma mistura de ácidos graxos, que têm como função proteger o couro cabeludo.

O problema é que, em algumas pessoas, essas glândulas produzem mais que o suficiente. Essa elevação da quantidade de sebo pode ser ocasionada por estresse elevado, predisposição genética, hormônios, dietas inadequadas, além do uso de pílulas anticoncepcionais que contêm androgênio, um hormônio masculino.

Limonada e chá de alecrim para combater a oleosidade dos cabelos

Foto: Reprodução/ internet

O que fazer?

Nesses casos, a dica primordial é que você deve lavar seus cabelos diariamente. Se a oleosidade for muito acentuada, lave duas vezes ao dia. Procure xampus de limpeza profunda, e os deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Apesar da água ser o principal meio de enxágue, você pode utilizar outros produtos caseiros que irão melhorar na diminuição dessa oleosidade.

Chá de alecrim

Extremamente aromática, essa erva contém óleos essenciais que auxiliam no controle da produção excessiva de sebo no couro cabeludo. Prepare uma infusão com uma xícara de água fervente e duas colheres de sopa de alecrim desidratado. Espere por 20 minutos, coe, deixe esfriar e guarde a mistura em um pote de xampu vazio. Então, depois de cada lavagem, espalhe o chá nos cabelos. Se você gostar do perfume do alecrim, não é necessário enxaguar.

Limonada

Tenha cuidado ao utilizar esta receita, pois os respingos de limão na pele podem causar queimaduras graves se houver exposição ao sol. Misture o sumo de dois limões em duas xícaras de água destilada, e então guarde em um frasco de xampu vazio. Depois do banho, seque os cabelos e aplique a limonada no couro cabeludo. Deixe que o ácido do limão aja por cinco minutos, e lave em seguida com água fria.

Considerações finais

Mesmo que esse não seja um problema grave, algumas pessoas realmente sofrem com a oleosidade. Se no seu caso, essa alta produção das glândulas sebáceas atrapalha seu dia a dia, e a sua autoestima, é bom procurar uma solução para tal. As medidas caseiras são eficazes na maioria das vezes, e geralmente são bem fáceis de seguir. Mas existem pessoas nas quais o problema é mais profundo. Portanto, se os remédios naturais não servirem, aconselha-se que procure um médico dermatologista.