Livre-se do cansaço tomando chás!

Por Débora Silva em Doenças

A sensação de cansaço físico e mental é bem comum, principalmente na vida dos indivíduos que possuem um dia a dia corrido, sem tempo para descansar e realizar tarefas relaxantes. Além de atrapalhar a execução das tarefas cotidianas, o cansaço impede que os momentos de folga sejam aproveitados produtiva e prazerosamente, já que só pensamos em descansar um pouco.

Mesmo depois de uma noite de sono, algumas pessoas ainda sentem desânimo e até dores no corpo. A sensação de cansaço pode ser causada por diversos fatores, desde a correria do dia a dia, passando por problemas cardíacos, até excesso de cafeína.

Se você anda se sentindo cansaço e sem ânimo, saiba que existem alguns chás que podem auxiliar no combate a estas sensações. Confira alguns deles a seguir:

Receitas de chás para combater o cansaço

Livre-se do cansaço tomando chás!

Foto: Reprodução

Chá de gengibre e laranja

O chá de gengibre e laranja é bastante indicado para tratar a sensação de cansaço físico e mental, porque o gengibre aumenta a disposição e a casca da laranja auxilia no relaxamento. Para aproveitar os benefícios deste chá, basta seguir a seguinte receita:

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de água;
– ½ colher de sopa de gengibre ralado;
– ½ colher de sopa de raspas de casca de laranja;
– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque a água no fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e adicione o gengibre e a casca de laranja, mantendo abafado por 5 minutos. Após este período, coe e adoce com mel. Beba o chá diariamente, em jejum pela manhã.

Chá de ginseng

O chá a base de ginseng auxilia no combate aos sintomas da fadiga (muscular, crônica) e do cansaço.

Ingredientes:

– 1 colher de sobremesa de raiz de ginseng fatiada;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e, após desligar o fogo, adicione os pedaços da raiz de ginseng. Deixe por aproximadamente 10 minutos e coe o chá após amornar.

Beba este chá ao acordar, em jejum, e no fim da tarde.

Chá de fáfia

O chá de fáfia, também conhecido como ginseng brasileiro, pode ser uma boa opção para auxiliar na otimização do tempo e evitar que o cansaço e desânimo dominem o indivíduo.

Ingredientes:

– 1 colher de chá de raízes secas de fáfia;
– 1 xícara de chá de água;
– Mel.

Modo de preparo:

Ferva uma xícara de água e, após levantar fervura, despeje sobre as raízes da planta. Aguarde até que fique morno, mantendo o recipiente fechado. Após este tempo, coe e adoce com mel a gosto.

Beba duas xícaras deste chá por dia. Não exagere, pois a fáfia pode causar irritação no intestino e estômago.