Maneiras de melhorar o gosto do chá verde

Por Débora Silva em Degustação

Muitas pessoas já conhecem as propriedades e os benefícios proporcionados pelo chá verde, no entanto, não conseguem ingeri-lo devido ao seu gosto. Diferentemente dos chás vendidos em latinhas, geralmente consumidos gelados e com sabor, o chá verde preparado em casa, com a própria erva, tem um gosto amargo insuportável para algumas pessoas.

Se você sofre do mesmo problema, saiba que existem alguns segredos para melhorar o gosto deste chá. Antes de saber como melhorar o sabor do chá verde, vamos relembrar as suas propriedades e benefícios.

As propriedades e os benefícios do chá verde

  • O chá verde possui propriedades antioxidantes que combatem a ação maléfica dos radicais livres, evitando, assim, doenças e o envelhecimento precoce;
  • Esta bebida pode ajudar na redução do risco de ataque cardíaco e doenças cardiovasculares e degenerativas;
  • Regula o nível de glicose no organismo e reduz a taxa de aumento do nível de açúcar, beneficiando as pessoas que sofrem com diabetes;
  • Desintoxica o organismo;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Acelera o metabolismo, auxiliando, dessa forma, no processo de emagrecimento.

Dicas para melhorar o sabor do chá verde

Maneiras de melhorar o gosto do chá verde

Foto: Reprodução

Se você já tentou adicionar o chá verde à sua dieta alimentar e nunca conseguiu por causa do seu gosto amargo, confira as dicas que melhoram o sabor da bebida.

É importante ressaltar que, caso você esteja fazendo uso de algum medicamento, não beba o chá antes de consultar um médico.

  • No momento em que for preparar o chá, não exagere na quantidade da erva. Para ficar menos amargo, utilize uma colher de sopa rasa para 1 litro de água. Depois que você se acostumar ao sabor, pode acrescentar mais uma colher da erva para a mesma quantidade de água.
  • Você pode misturar o chá verde com outras ervas, seja fresca ou em saquinho, como erva-doce, camomila, erva cidreira e hortelã. A mistura do chá verde com hortelã é bastante refrescante, ótima para um dia de calor. O chá verde com camomila – e adoçado com um pouco de mel, caso você prefira – produz um efeito relaxante.
  • Outra dica para melhorar o gosto do chá verde é ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga. Ou, caso prefira, você pode pingar algumas gotas de limão no chá já pronto.
  • Se você não conseguir tomar o chá em jejum, troque o horário: você pode ingeri-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois.