Masala chai – Ingredientes, benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Emagrecimento

Masala chai é um chá indiano preparado com as folhas de chá preto e uma mistura de especiarias aromáticas. Apesar de ter alguns ingredientes fixos, o chai não possui uma receita única, sendo preparado comumente pelas famílias indianas com uma mistura de especiarias muito diversificada. Existem, como citamos, alguns ingredientes básicos, fixos, que sempre devem ser usados nas receitas de masala chai. Confira a seguir.

Ingredientes fixos

  • Açúcar: este ingrediente fixo pode ser simples – branco –, açúcar de coco, de palma, amarelo, adoçante ou ainda mel.
  • Especiarias: gengibre, canela, pimenta preta, estrela-de-anis, cardamomo, cravo-da-índia, noz moscada, entre outros.
  • Folhas de chá preto: o chá preto forte, com concentração de cafeína semelhante à do café, é o que normalmente é utilizado.

Além disso, diferentemente do chai, o masala chai sempre será preparado com leite, normalmente gordo, podendo ser usado, em algumas versões, inclusive, o leite condensado.

Propriedades e benefícios

Masala chai - Ingredientes, benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Com um aroma e um sabor muito peculiares, o chá indiano consegue trazer ainda muitos benefícios para a saúde, principalmente no tratamento da pele e no auxílio da digestão. Este é indicado para pessoas que sofrem com problemas como gastrite e hipertensão, além de gestantes.

Quando consumido diariamente, segundo os indianos, o masala chai ajuda a aumentar a disposição. A erva usada para o preparo do chá vem sendo muito usada como uma fórmula do emagrecimento, portanto, dependendo da forma como adoçá-lo, ele ajudará a promover também a perda de peso.

Este benefício também é intensificado quando há a adição de canela e gengibre – como a receita abaixo –, ou ainda o cravo, que juntos compõe uma bebida termogênica.

Modo de preparo

Como dissemos, não existe uma receita fixa, mas passaremos uma das mais conhecidas.

Para preparar você precisará de:

  • 1 copo de água
  • 1 copo de leite
  • 2 colheres de chá de folhas de chá preto
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 6 sementes de cardamomo trituradas ou ½ colher de café de cardamomo
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar ou adoçante a gosto .

Como fazer?

Em um recipiente, coloque a água, as folhas de chá preto, o pau de canela, o gengibre, o leite e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e, quando isso acontecer, reduza o fogo deixando em fogo baixo por um período entre 5 e 10 minutos. Adoce ao seu gosto com mel, açúcar ou adoçante e, em seguida, coe e consuma.