Menta: a planta ‘milagrosa’ para o crescimento dos cabelos

Por Natália Petrin em Beleza, Plantas

Quem nunca cortou os cabelos e se arrependeu que atire a primeira pedra! O fato é muito comum entre mulheres, que acabam buscando formas de fazer com que os cabelos cresçam mais rápido, muitas vezes se expondo a tratamentos que podem não ser nada saudáveis.

A menta é uma erva aromática que carrega propriedades que fazem dela muito útil para fins medicinais e estéticos. Entre os seus benefícios, está o estímulo ao crescimento dos cabelos, pouco conhecido por todos.

Com propriedades antissépticas, a planta ajuda a matar bactérias do couro cabeludo, ajudando a proporcionar um ambiente mais saudável para o crescimento dos fios. Além disso, ela é estimulante da circulação sanguínea pelo couro cabeludo, o que faz com que as raízes recebam mais nutrientes e, consequentemente, os cabelos cresçam mais rapidamente e mais fortes também.

Ela pode ajudar a controlar ainda o ressecamento dos fios, regular os níveis de pH do cabelo e também controla a oleosidade.

Menta: a planta 'milagrosa' para o crescimento dos cabelos

Foto: Reprodução/ internet

Como usar a menta para o crescimento dos fios?

Confira abaixo algumas receitas que podem ajudar a estimular o crescimento dos cabelos.

Infusão das folhas de menta

A forma mais simples é por meio da infusão:

– 2 xícaras de água

– 2 colheres de sopa das folhas de menta

Aqueça a água e desligue o fogo. Adicione as folhas de menta secas à água e tampe, deixando descansar até amornar. Coloque a mistura em recipiente semelhante ao usado em lanchonetes para molhos, com aplicadores finos. Aplique o chá diretamente sobre o couro cabeludo e faça massagem suave durante a aplicação. Deixe agir por meia hora e então lave os cabelos. Repita o procedimento quatro vezes na semana. Se sobrar o chá preparado, você pode armazenar por uma semana, mas não mais do que isso.

Óleo de menta

O óleo pode ser usado também, mas nunca deve ser aplicado diretamente, sem ser diluído. Você pode diluir de duas maneiras bastante comuns: no shampoo ou em cremes, ou ainda no óleo de abacate, outro estimulante.

No shampoo, coloque dez gotas de óleo de menta para cada duas colheres de sopa e mexa bem. Use para lavar os cabelos.

A outra forma é misturando 15 ml de óleo de abacate com 6 gotas do óleo de menta. Misture bem e aplique massageando o couro cabeludo. Depois de 15 minutos, lave o cabelo normalmente.

Hidratação de menta

Em um pote, coloque duas ou três colheres de sopa de creme de hidratação usado por você habitualmente. Adicione 10 gotas do óleo de menta e misture bem. Lave os cabelos como de costume. Depois disso, pegue a mistura feita com o creme e o óleo de menta e aplique nos cabelos em mechas, massageando bem as raízes. Em seguida, aguarde aproximadamente 15 minutos e então enxágue.