Métodos para o preparo dos chás

Por Natália Petrin em Outros

Muita gente aprecia o sabor dos chás, seus efeitos e benefícios para o corpo, além do calor que emana da bebida, principalmente em dias mais frios. Mas você sabia que existem formas corretas de preparo para os chás? Inclusive, se usar a forma errada, você pode prejudicar o sabor e até mesmo as propriedades do chá. Confira abaixo como preparar corretamente o chá.

Tisana

O modo de preparo conhecido como tisana é feito com a fervura da água como um passo inicial e, logo em seguida, você deve adicionar as ervas, tampar e deixar ferver por mais cinco minutos. Desligue o fogo em seguida e aguarde alguns minutos, em seguida, consuma.

Infusão

A infusão é um método muito comum no preparo de chás. Em um recipiente, coloque as ervas e reserve. Em outro, coloque a água e leve ao fogo até alcançar fervura. Quando isso acontecer, desligue o fogo e jogue a água por cima das ervas que reservamos anteriormente. Tampe o recipiente e deixe a infusão repousar por um período determinado pelo material usado para o chá. Quando são flores e folhas, deixe em repouso por 10 minutos, já quando forem talos, raízes e cascas, deixe de 20 a 30 minutos de repouso.

Decocção

O modo de preparo de chás conhecido como decocção lida com as ervas e a água fria sendo cozidas juntas. Em um recipiente, adicione a água ainda fria e as ervas. Coloque no fogo e aguarde alcançar fervura. Quando chegar ao ponto de fervura, deveremos seguir a regra dependendo do material com que é preparado o chá: quando se tratar de folhas e flores e brotos, é preciso deixar cozinhar em fervura, no máximo, por 10 minutos. Caso esteja usando raízes, cascas e talos corte-os em pedaços e deixe cozinhar por um período entre 15 e 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e mantenha o recipiente fechado por alguns minutos passado o período de fervura.

Maceração

Para preparar um chá por meio de maceração, coloque as ervas de molho em um recipiente com água fria por um período entre 10 e 24 horas, também variando de acordo com o material usado no preparo do chá. Se forem folhas, flores e brotos, deixe por um período entre 10 e 12 horas. Já os talos, cascas e raízes, corte em pedaços pequenos antes de colocar de molho, e deixe por aproximadamente 24 horas. Em seguida, macere o material. Dessa forma, as propriedades terapêuticas são mantidas intactas, pois não há o cozimento do material.

Forma de consumo

Métodos para o preparo dos chás

Foto: Reprodução

Os chás podem ser tomados durante quaisquer momentos do dia, mas é mais eficaz quando consumido de manhã, em jejum, e também de noite antes de ir dormir.