Milagroso chá pode prevenir o enjoo

Por Natália Petrin em Saúde

Muitas pessoas são acometidas diariamente pelo enjoo que, por sua vez, pode ser causado por diversas razões, como excessos, falta de água e enxaqueca, mas também durante a gestação, especialmente nos primeiros meses. Em qualquer um desses casos é essencial a procura por orientação médica antes de fazer tratamentos por conta própria, mesmo que com ervas medicinais.

O enjoo pode acontecer também devido ao movimento de barcos, ônibus, carros entre outros, e nesses casos ocorrem em decorrência das alterações do equilíbrio. Procure não usar o celular ou ler enquanto está viajando, uma vez que isso irá piorar a sensação.

Chá para enjoo causado por alimentos e bebidas

Mulher com aparencia de sensacao de enjoo

Foto: Depositphotos

Em casos específicos como quando o enjoo é causado pela ingestão de alimentos ou bebidas alcoólicas em excesso, você pode fazer uso de chás como o de hortelã com erva-doce.

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) de erva doce
1 colher de folhas verdes de hortelã
500 ml de água

Modo de preparo:

Coloque os três ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando a água começar a ferver, marque cinco minutos, e então desligue o fogo. Deixe descansar tampado até amornar e em seguida coe e consuma durante o dia.

Outra opção é o chá de boldo do Chile, que pode ser usado para o fígado maltratado pelas mesmas razões: alimentos e bebidas alcoólicas. Você pode comprar a erva e seguir as orientações ou comprar o chá em saquinhos.

Sucos para a má digestão

Você pode usar ainda alguns sucos que podem ajudar nessas situações. O suco de limão, por exemplo, pode ser usado para tratar inflamações do estômago, nos intestinos delgado e grosso, além de ajudar no tratamento das cólicas e gases intestinais, calor no corpo e febres baixas, infecções e diarreia.

O suco de abacaxi com gengibre e hortelã, por sua vez, é bastante útil para casos de indigestão, principalmente de carne. Pode ser usado também para tratar excesso de alimentos gordurosos e gases. O suco de melão é bastante útil para quem está com ressaca, mas também é excelente para tratar enjoo e desidratação (seja ela causada por excesso de álcool ou diarreia).

A água de coco, por fim, é um excelente medicamento natural. Além de muito saborosa, a água de coco ajuda a repor a água e os sais minerais, assim como as vitaminas e açúcares para os indivíduos que tiveram perdas significativas de líquido, sejam por meio de vômitos ou diarreias. Pode ser usado também para aqueles que não conseguem se alimentar em decorrência dos excessos alimentares cometidos e que causaram mal-estar.