Minerais, vitaminas e outros nutrientes dos chás

Por Nayla Georgia em Saúde

Que os chás nos trazem muitos benefícios à saúde já sabemos. E as vitaminas, os minerais e demais substâncias contidas nas ervas, conhecemos?

Saber a composição de nutrientes nas infusões ajuda bastante na hora de escolher a bebida certa para o que estamos precisando, seja para: emagrecer, curar uma gripe ou melhorar a digestão, por exemplo. Pensando nisso, trouxemos as composições dos chás mais consumidos e algumas de suas indicações básicas para a prevenção e tratamento de problemas.

Chá de hortelã

Um dos chás mais queridos tanto pelo sabor refrescante, quanto pelo conjunto de propriedades benéficas. O chá de hortelã, especialmente o que é feito com as folhas in natura, contém vitaminas A, B e C. A infusão conta também com fósforo, ferro, cálcio e potássio em sua composição. Por esses ingredientes é que o chá refrescante ajuda a estimular o aparelho digestivo, combatendo azia e má digestão, por exemplo. Para melhorar, a folhinha da hortelã é ainda indicada como antisséptica e anestésica natural.

Minerais, vitaminas e outros nutrientes dos chás

Foto: Depositphotos

Chá verde

Extraído da Camellia sinensis, o chá verde é o queridinho para emagrecer, afinal, é rico em antioxidantes, que estimulam o metabolismo e a digestão. Ele é indicado para redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e melhorar a disposição. O chá contém traços de teofilina, que ajuda a melhorar a respiração das pessoas que sofrem com crises de asma. Ainda pode ser excelente na prevenção da densidade óssea e dos cálculos renais, pois tem cálcio na sua fórmula.

Chá de camomila

Conhecido por seu efeito calmante, o chá de camomila tem diversas propriedades benéficas para a saúde. Dentre elas, se destaca o seu efeito de acalmar os nervos, que vem da substância apigenina, também ansiolítica e sedativa. Tem também ácido salicílico, ácidos graxos, mucilagens e colina na composição. O chá de camomila é rico em vitamina C, fazendo da bebida uma ótima fonte de antioxidantes, tais como taninos, flavonoides e compostos fenólicos.

Chá preto

Assim como o chá verde, seu irmão preto também vem da camelia sinensis. A versão mais oxidada e de sabor ácido é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) e C. Na sua composição é possível encontrar polifenóis e betacaroteno, que são essenciais para o desenvolvimento saudável do nosso organismo. Esse chá ajuda, ainda, na formação óssea, muscular e nervosa do corpo humano.