Nariz entupido? Saiba como preparar chás que aliviam esse sintoma

Por Katharyne Bezerra em Saúde

Gripes, resfriados, crises alérgicas e irritações. Todos estes problemas possuem algo em comum: nariz entupido. Este sintoma é muito comum e incomoda bastante as pessoas que o apresenta, pois além de ficarem com a respiração comprometida, os indivíduos apresentam dificuldades em sentir cheiros e até o sabor das comidas. O nariz fica entupido devido a inflamação dos vasos sanguíneos, por isso, os tecidos que revestem as vias respiratórias ficam irritados. Sendo assim, há a congestão nasal que pode vir acompanhada ou não de muco.

O problema é tão recorrente que pode atingir qualquer pessoa, desde crianças até idosos. Por esta razão, deve-se ficar atento aos sinais clínicos deste distúrbio, mesmo que não seja um caso tão sério, o nariz entupido incomoda e pode atrapalhar muito no dia a dia. Sendo assim, é necessário buscar um médico ou optar por tratamentos caseiros feitos à base de chás.

Chás que tratam nariz entupido

Nariz entupido? Saiba como preparar chás que aliviam esse sintoma

Foto: Depositphotos

1. Chá de eucalipto

O eucalipto é conhecido como a planta aliada da saúde dos pulmões, por isso, qualquer que seja o problema nas vias respiratórias esta planta pode ser a saída. Este é o caso, por exemplo, do nariz entupido que é rapidamente eliminado com o chá desta planta. Para isso, basta colocar uma colher (de sopa) das folhas de eucalipto em um recipiente com uma xícara de água. Aguarde ferver por 10 minutos, depois desligue o fogo e, por fim, deixe em infusão por mais cinco minutos. Em seguida, coe e, se desejar, adicione mel ou limão. A quantidade de chá ingerida vai depender do grau de entupimento que o nariz se encontra.

2. Chá de gengibre

Quando se está com gripe, a “receita da vovó” é o chá de gengibre, tendo em vista que ele é “tiro e queda” nesses casos. A raiz é usada não só para tratar problemas na garganta, mas sim todos os sintomas desses resfriados, inclusive o nariz entupido. Sendo assim, ferva um pedaço de gengibre em duas xícaras de água, por 10 minutos. Depois do tempo determinado, coe a bebida e sirva com algumas gostas de limão, fruta que intensifica o o poder de tratamento desse chá.

3. Chá de pimenta caiena

Com apenas uma colher (de chá) de pimenta caiena em pó e uma xícara de água quente, é possível preparar um chá que vai desobstruir as vias respiratórias. Isso porque, o ingrediente principal desta bebida tem efeito anti-inflamatório, assim consegue amenizar as irritações dos tecidos nasais e ainda diminuir o muco.