O chá de sleepytime causa efeitos colaterais?

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

Utilizado para facilitar as noites de sono, o sleepytime é um tipo de chá produzido pela empresa Celestial Seasonings, companhia especializada em desenvolver vários tipos de chá. De acordo com a produtora, esta bebida é uma combinação de ervas naturais, como camomila, capim-santo, amora e tília.

Outra característica deste produto é que ele não possui cafeína em sua composição, por esta mesma razão é capaz de melhorar a qualidade do sono. Além disso, o chá ainda conta com um aroma ideal para quem deseja tranquilizar o corpo e a mente, após um dia intenso de trabalho e estresse.

Apesar dos benefícios proporcionados pelo sleepytime, a bebida pode causar reações adversas dependendo do organismo do paciente e também da forma de utilização do chá.

o-cha-de-sleepytime-causa-efeitos-colaterais

Foto: reprodução/site Pinterest/vitacost

Por esta razão, é necessário conhecer os componentes deste produto e os possíveis efeitos colaterais. Bem como a posologia ideal para cada caso, o que só um médico poderá receitar.

Possíveis efeitos colaterais deste chá

Como o sleepytime é um produto feito com várias ervas combinadas, só é possível reconhecer os malefícios do consumo exacerbado analisando bem o que cada planta que o compõe pode fazer no organismo humano. Sendo assim temos:

  • Camomila: Principal ingrediente do sleepytime, a camomila possui a propriedade calmante. Em algumas pessoas, a planta pode provocar um efeito sedativo, gerando um sono intenso. Este efeito negativo pode ter consequências ainda mais graves se este produto for combinado com o uso de álcool ou outros tranquilizantes. Também pode interferir na coagulação normal do sangue, uma vez que possui efeitos anticoagulantes;
  • Capim-santo: Além do efeito tranquilizador, esta planta possui a propriedade anti-séptica. Porém, pode provocar reações alérgicas atingindo, principalmente, o sistema respiratório. Desta forma, o paciente pode apresentar problemas para respirar, dor no peito etc. O capim-santo também é tido como um amigo das mulheres que sentem fortes cólicas, pois ele tem a capacidade de aliviá-las, facilitando o ciclo menstrual. Ainda por esta razão, não é indicada para grávidas;
  • Amora: Ingrediente importante na composição deste chá, a folha de amora pode provocar irritação no estômago levando o paciente à vomitar, sentir náuseas e outros desconfortos estomacais;
  • Tília: Os efeitos tranquilizantes presentes na tília fazem desta planta um ingrediente essencial na produção do sleepytime. Porém, esta mesma erva pode provocar alterações cardíacas, devido ao potencial de cardiotoxicidade que ela possui. Assim, deve ser evitada por pessoas que sofrem com distúrbios envolvendo o coração.

Recomendação extra

Levando em consideração tais informações, o chá de sleepytime só deve ser consumido após a avaliação de um profissional. Apenas um médico está gabaritado para passar algum remédio, seja ele natural ou não. Lembre-se: a automedicação pode ser tão prejudicial quanto à falta de um tratamento.