O poderoso chá de earl grey e seus benefícios

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas

O nome pode não ser um dos mais fáceis, mas os poderes do earl grey são altamente populares. Conhecido como o chá inglês, por ser o predileto na Inglaterra como o típico “chá das cinco”, a erva possui em sua composição uma mistura de ceilão e chá preto indiano, aromatizado com óleo essencial de bergamota, mais conhecida no Brasil como tangerina.

Rico em nutrientes, o chá inglês consegue ser aliado das pessoas que lutam contra muitas doenças no organismo humano. Apesar de ser o mais famoso, existem outras infusões com as mesmas características, como o chá verde e o chá branco.

A atuação do chá inglês na saúde humana

As inúmeras propriedades presentes nessa bebida a deixam com o poder de proteger a saúde do corpo humano. Veja alguns dos seus benefícios:

  • Com o seu poder antisséptico, auxilia nos processos digestivos;
  • Combate infecções estomacais também com a ajuda da bergamota, evitando náuseas, indigestões e até cólicas;
  • Elimina o excesso de gorduras prejudiciais ao coração;
  • Com o auxílio da bergamota, combate sintomas da depressão, ansiedade, nervosismos, estresses e quedas bruscas de humor;
  • Melhora a imunidade, reduz as altas temperaturas corporais de pacientes, e é aconselhável para as pessoas que estão com gripes;
  • Acaba com a retenção de líquidos, melhorando infecções do trato urinário;
  • É um ótimo estimulante para quem precisa de muita energia durante o dia;
  • Por possuir antioxidantes, o chá de earl grey combate o envelhecimento precoce, mantendo o copro saudável, jovem e longe de doenças;
  • Protege os dentes, deixando o sorriso ainda mais bonito e saudável.
O poderoso chá de earl grey e seus benefícios

Foto: Pixabay

Aprenda como preparar o chá de earl grey

Leve ao fogo uma chaleira com uma quantidade de água considerável. Ao começar a ferver, retire o recipiente do fogo e despeje em um bule o líquido. Em seguida adicione uma colher de chá cheia para cada xícara a ser servida, isto é, se forem quatro xícaras, serão quatro colheres. Existem os chás comercializados em sachês, que são mais práticos, porém, não contêm as melhores folhas de earl grey.

Feito isso, basta esperar por algum tempo: caso prefira um chá mais forte, aguarde de 9 a 10 minutos para servir, porém, se você é dos que preferem um líquido fraco, só é preciso esperar de 4 a 5 minutos de infusão. 

Após o tempo de preparo, adoce conforme seu gosto. Adoçantes são menos calóricos que outros açúcares, porém, há quem prefira tomar o chá com leite, se por acaso você é um desses, deixe que o açúcar presente no leite adoce o chá. 

Recomenda-se tomar a bebida uma vez ao dia. Não exagere, pois o consumo exacerbado nunca é benéfico. Outra dica é nunca deixar as folhas em infusão por muito tempo, caso contrário o chá fica com gosto muito amargo. Seguindo as instruções corretamente e adicionando alguns biscoitos – não muio calóricos – você terá uma refeição forte, saudável e muito saborosa.