O refrescante chá de bolhas

Por Lia Vieira em Emagrecimento

De criação oriental, o chá de bolhas ou ainda Bubble tea, como é conhecido fora do Brasil, tem feito muito sucesso em diversos países. Com base em chá verde ou preto, este acompanha néctar de fruta, leite ou iogurte, além das bolhas que, muito frágeis, estouram na boca facilmente. Estas, desenvolvidas por meio de técnicas de gastronomia molecular podem ter sabores variados como lichia, morango, maracujá, manga e iogurte, e são feitas a base de tapioca e bolhas de suco concentrado.

A sensação de consumir o chá de bolhas

O chá deve ser consumido com um canudo mais grosso que permita que as bolhas subam, e este oferece uma explosão de sabores ao ser consumido. Saudável e refrescante, o chá é uma excelente opção para quem quer manter a dieta e refrescar-se nos dias de verão, com o adicional da presença do chá verde, que auxilia no emagrecimento.

O refrescante chá de bolhas

Foto: Reprodução

Versão brasileira do chá de bolhas

Como as bolhas ainda não podem ser encontradas por aqui, algumas pessoas têm as substituído na receita por sagu. Essa versão ficou também muito bonita e realmente saborosa. Confira a receita a seguir.

Como preparar chá de bolhas brasileiro?

A bebida, típica de Taiwan, pode ser feita em casa com algumas pequenas alterações: ao invés de usarmos as bolhas raras usadas pelos orientais, podemos colocar o sagu. A receita a seguir possui 201 kcal e demora, em média, 10 minutos para ser preparada. Se quiser fazer mais de uma porção, dobre a receita.

Para fazer as bolhas, você vai precisar de:

  • 1 xícara de café de sagu
  • Água (a medida necessária para cozinhar, que pode ser consultada na embalagem da marca do sagu adquirida)
  • 2 sachês do chá para aromatizar e colorir as bolhas
  • 2 colheres de sopa de mel natural

Para preparar as bolhas, veja na embalagem do sagu o modo de preparo, tempo de descanso e de cozimento para que os grãos fiquem bem macios. Ao esperar o sagu descansar, você deverá pegar a água do cozimento e levar ao fogo. Quando ferver, adicione os dois sachês que escolheu para aromatizar e colorir as bolhas e desligue o fogo.

Tampe e deixe por aproximadamente 10 minutos. Retire os sachês. Passado o período de descanso do sagu, adicione-o no chá preparado e leve ao fogo, preparando o sagu conforme indicado na embalagem. Quando estiver pronto, misture o mel e reserve.

Para o chá, use:

  • 200 ml de água mineral ou filtrada
  • 1 sachê de chá verde
  • Mel ou adoçante a gosto (pode ser açúcar, mas assim deixará de ser tão saudável e aumentará as calorias)
  • ½ xícara de chá de pedaços de frutas e ervas como blueberry, romã, framboesa e tangerina, por exemplo
  • 4 pedras de gelo

O chá gelado deve ser preparado com 200 ml de água mineral quente. Nessa água, você irá adicionar o sachê de chá verde e deixar em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois, é só retirar o sachê e esperar esfriar. Reserve para a montagem.

Em um copo, coloque o sagu ao fundo e posicione as frutas e as ervas em seguida. Adicione o gelo e, finalmente, adicione o chá, adoçando como preferir.