O tempo de preparação para os chás

Por Natália Petrin em Degustação, Outros

O processo da preparação dos chás não se restringe a apenas esquentar a água, mas sim a prepará-lo de forma cuidadosa para se obter todos os seus benefícios e o seu sabor verdadeiro. Apesar de muita gente achar que a receita é simples, o preparo de forma errada pode mudar completamente o sabor.

O que precisamos para preparar um chá?

Os equipamentos básicos para a preparação de um chá são:

  • Chaleira
  • Bule
  • Peneira para chá ou infusor

Além disso, podemos usar o leite, mas isso vai do gosto de quem está preparando o chá, e o açúcar ou adoçante. Estes últimos, no entanto, não devem ser usados no preparo para valorizar o sabor do chá, pois alteram completamente. Se você precisar realmente adoçar, pois não consegue consumir sem isso, use o mel.

O tempo de preparação para os chás

Foto: Reprodução

Primeiros passos

Antes de qualquer coisa é preciso higienizar todo o material que será usado no processo, assim como verificar a qualidade da água que será usado para fazer o chá. É preciso, antes de preparar, verificar a temperatura ideal para cada erva, pois cada uma delas possui uma temperatura para a infusão, assim como um tempo determinado.

A dica é: a não ser que esteja fazendo chá preto, não deixe a água chegar ao ponto de fervura máxima. Já desligue o fogo assim que perceber a presença de bolhas no fundo da chaleira – estará entre 70° e 90°, ideal para a infusão, pois não queimará as folhas do chá, mantendo dessa forma as propriedades da erva.

O tempo de infusão

O tempo de infusão depende também do sabor que você deseja alcançar. Há quem goste de consumir um chá com sabor mais fraco e aqueles que prefiram os sabores mais fortes. Com isso, você poderá mensurar quanto tempo será necessário para deixar o sabor como você prefere. Além disso, na própria embalagem das ervas, normalmente, vem escrito quanto tempo deve ficar em infusão. Abaixo, segue uma lista de alguns chás e o tempo médio em que, normalmente, devem ficar em infusão.

  • Chá preto: entre 3 e 5 minutos;
  • Pu-erh: entre 3 e 5 minutos;
  • Chá vermelho (Oolong): entre 3 e 5 minutos;
  • Chá verde: entre 3 e 5 minutos;
  • Chá branco: entre 2 e 3 minutos;
  • Infusões/blends: entre 5 e 7 minutos.

Lembrando que esse tempo pode ser alterado de acordo com o sabor que você deseja alcançar.

Como servir o chá?

O chá deve ser servido, preferencialmente com a temperatura morna. O acompanhamento com leite, açúcar, mel ou limão, por exemplo, variam de acordo com a preferência de quem o consome, mas o ideal é consumir sem adoçar, pois somente assim o sabor permanecerá inalterado.

Chá com leite

No Brasil não é comum encontrarmos quem adicione leite ao chá, mas na Inglaterra essa é uma prática muito comum, adicionando mais textura e suavidade ao sabor da erva.