Os benefícios de reaproveitar as folhas de chá verde

Por Katharyne Bezerra em Outros

O chá verde é conhecido por acelerar o metabolismo do corpo e assim, consequentemente, consegue diminuir a gordura localizada. Por ajudar os consumidores a diminuírem o peso, o chá verde também previne o surgimento de várias doenças como a diabetes e a hipertensão.

A bebida ainda consegue promover a saciedade, melhora o humor, trabalha para facilitar a digestão e ainda serve como um ótimo antioxidante, atuando no combate aos radicais livres.

os-beneficios-de-reaproveitar-as-folhas-usadas-de-cha-verde

Foto: Pixabay

O que pouca gente sabe é que não é apenas o chá em si que traz efeitos benéficos para seus consumidores.

Se você, ao preparar o chá acaba descartando as folhas depois da infusão, pare agora com essa prática e saiba como estes elementos podem ser úteis no seu dia a dia.

Vale ressaltar que as folhas precisam estar secas antes de qualquer aplicação. Portanto, após preparar o chá verde, coe as folhas e coloque-as para secar no sol. Quando estiverem totalmente secas, estarão prontas para as utilizações a seguir.

1. Promove tranquilidade durante o sono

Basta adicionar algumas folhas de chá verde usadas dentro do seu travesseiro para ter um noite tranquila e de pleno sono.

De acordo com a cultura chinesa, esta técnica é aliada de quem sofre com insônia e pode ser utilizada para acalmar os ânimos, diminuir a pressão sanguínea e ainda aliviar fortes dores de cabeça.

2. Inseticida natural

Ao serem queimadas, as folhas de chá verde exalam um cheiro agradável para os narizes humanos. Contudo, quem parece não se agradar desse cheiro são os insetos, que acabam sendo repelidos por esse mesmo aroma.

Mocas e mosquitos são espantados com esta técnica, assim queime as folhas e espalhe por toda a casa.

3. Limpa móveis

Não funciona exatamente como um lustra móveis, mas é excelente para limpar a mobília de toda a casa. Basta aplicar as folhas de chá verde usadas, porém secas, na área a ser limpada, sempre esfregando-as.

Em seguida, utilize um pano úmido para finalizar. A erva auxilia na limpeza, pois ela consegue unir com mais facilidade a poeira acumulada.

4. Reduz a umidade do ambiente

Aproveite as folhas secas espalhando-as por todos os ambientes da casa para evitar que fiquem úmidos.

O problema, na verdade, não é a umidade, mas o mofo decorrente dela, que causa mau cheiro nos recintos da casa e em peças de roupa.

5. Limpa carpetes

Da mesma forma que as folhas, ao serem aplicadas nos móveis, ajudam a retirar a poeira acumulada, elas também são capazes de limpar carpetes com mais facilidade.

Basta colocar as ervas no tapete e aguardar alguns minutos. Depois é só passar o aspirador ou a vassoura.

6. Elimina o mau cheiro em refrigeradores

Infelizmente, algumas comidas ao serem colocadas na geladeira acabam deixando um certo mau cheiro. Para evitar que isso ocorra, opte por deixar folhas de chá verde em um recipiente.

Desta forma, você não precisa limpar todo o refrigerador para acabar com um problema isolado.

7. Funciona como fertilizante

Após retirar as folhas de chá verde do sol, coloque-as em um borrifador com água filtrada. Deixe de molho por dois dias, depois coe o líquido e finalize borrifando a substância em suas plantas.

Com esta prática, você garante um crescimento saudável da planta e ainda afasta possíveis pragas.

8. Evita chulés

As folhas de chá verde também funcionam como um eliminador de chulés. Para isso, ferva uma quantidade de água suficiente para fazer escalda-pés e acrescente as folhas já utilizadas.

Mergulhe os pés na água e fique por até 20 minutos, depois enxugue. Repita esse processo todas as noites, antes de dormir, preferencialmente.

9. Elimina a acne

Se você tem problemas com espinhas e cravos, saiba que as folhas de chá verde podem ser uma solução simples, fácil e econômica de acabar com esse problema.

Basta que se esfregue as ervas nas áreas afetadas e depois enxague com água corrente. Repita esse procedimento todos os dias, de preferência à noite, antes de dormir.