Os benefícios e as propriedades do chá de honeybush

Por Ana Ligia em Plantas

O honeybush é um chá medicinal com origem na África do Sul e ainda pouco conhecida no Brasil. Também chamada por bushtea, bergtee e bossietee, a bebida possui diversos benefícios para a saúde e sua principal característica é não possuir efeitos colaterais.

Uma bebida sem cafeína, que pode ser ingerida sem maiores preocupações. É ideal para quem tem uma vida estressada e precisa relaxar mais um pouco.

Possui uma pigmentação amarelada que lembram o sabor e aroma do mel (por isso o nome, mel = honey) e é delicioso para ser ingerido tanto quente como frio.

os-beneficios-e-as-propriedades-do-cha-de-honeybush

Foto: reprodução/site wikimedia

Suas flores, folhas e caules servem como chá medicinal e combatem a tosse, problemas digestivos, erupções cutâneas, contra os efeitos desagradáveis da menopausa, efeitos colaterais menstruais e ajudam a controlar o apetite e a reter líquidos.

O chá de honeybush também pode ser um importante aliado na luta contra o câncer de mama, próstata e útero, diabetes e osteoporose.

Se seu principal foco for o emagrecimento, a bebida também vai ajudar bastante. Ele, tanto impede que o corpo armazene gordura como elimina as que já estão presentes no organismo, graças às grandes quantidades de polifenóis que o chá possui.

Ainda é riquíssimo em nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, zinco, ferro, manganês, alumínio e boro. Também contém propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele.