Os chás mais populares em cada região do Brasil

Por Ana Ligia em Cultura, Plantas

Sabemos que o chá é uma das bebidas mais famosas do Brasil. Tanto pelos benesses que ela traz para o organismo quanto pelo seu inconfundível sabor, o ingrediente caiu no gosto popular.

Cada região do país é conhecida por ter uma comida típica que a caracterize. Isso não seria uma tradição diferente com os chás. Descubra quais são os chás mais populares em cada região do Brasil.

Chás mais populares no Sul

Confira os chás mais populares em cada região do Brasil erva mate

Foto: depositphotos

A bebida chimarrão é uma das maiores tradições da região Sul. Ela é feita com a erva mate, que serve como diurético, contém vitaminas A, B1, B2, C e E, é rica em cálcio, potássio, ferro, fósforo, manganês.

Ele também combate o colesterol ruim, previne a osteoporose, estimula as atividades físicas e mentais, regula o intestino, regula as funções cardíacas e respiratórias e ainda emagrece.

Chás mais populares no Sudeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil camomila

Foto: Pixabay

Os moradores do sudeste devem viver de modo bem tranquilo e calmos, pois o chá mais popular da região é a camomila, conhecida por ser um ótimo calmante natural.

A erva reduz a ansiedade, acalma, relaxa, proporciona boas noites de sono e alivia o estresse.

A camomila também ajuda a aliviar enjoo e cólicas menstruais, trata de problemas digestórios, é anti-inflamatório e acalma e remove as impurezas na pele.

Chás mais populares do Norte

Confira os chás mais populares em cada região do Brasil catuaba

Foto: depositphotos

Já na região norte, o chá mais consumido pelos moradores é o de catuaba. A planta é um ótimo estimulante sexual.

Ainda possui efeitos antioxidantes, o que ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular, é um ótimo expectorante, auxiliando no combate às doenças respiratórias e pulmonares e é um diurético natural.

Chás mais populares do Nordeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil tamarindo

Foto: Pixabay

O Nordeste é conhecido em todo o Brasil pela sua culinária marcante e única. Na região, um dos chás mais consumidos é o tamarindo.

O chá de tamarindo é um ótimo anti-inflamatório, trata problemas digestivos, é um laxante natural, auxilia o tratamento de doenças do coração e pedras no rins, regula os níveis de colesterol e evita o envelhecimento precoce.

Chás mais populares do Centro Oeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil guaco

Foto: reprodução/ site cafelis

O guaco é uma das plantas mais tradicionais da região centro-oeste, logo, seu chá também é bastante popular entre os moradores.

O chá de guaco é ótimo para tratar doenças respiratórias, reumatismo, febre alta e alergias. A planta é bronco-dilatador, antirreumático, antisséptico, antiasmático, febrífugo, cicatrizante e sudorífero.