Os melhores chás para preparar à noite

Por Natália Petrin em Cultura

Quando chega o período da noite, precisamos nos manter mais calmos e tranquilos, e começar a relaxar para ter uma qualidade de sono melhor. Para quem tem dificuldades nesse processo, a dica é consumir alguns chás, que podem ajudar nesse sentido.

Além dos tradicionais chás de melissa e camomila, por exemplo, existem misturas que podem ajudar a alcançar um sono tranquilo e mais relaxado, atuando inclusive no combate à insônia de forma natural.

Os melhores chás para preparar à noite

Foto: Reprodução/ internet

Erva-cidreira e alecrim

A erva-cidreira, somada ao alecrim, produz um chá com um sabor maravilhoso que é perfeita para tomar antes de dormir. Isso porque as duas plantas são relaxantes naturais, sendo que a erva-cidreira ajuda ainda a melhorar a digestão e a aliviar os gases. O alecrim, por sua vez, aumenta as defesas do corpo ao mesmo tempo em que relaxa o corpo.

– 15 g de erva-cidreira
– 15 g de alecrim fresco
– 1 copo de água (200 ml)
– 1 colher de sopa de mel (25 g)

Em um recipiente, leve a água ao fogo e ferva, adicionando em seguida as duas ervas. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e, em seguida, desligue. Deixe descansar por 10 minutos e então coe. Adoce com mel e consuma.

Alfazema e sálvia

A mistura atua como relaxante muscular, aliviando a tensão, além de ser um excelente anti-inflamatório natural. A combinação vai produzir um sono de melhor qualidade, profundo e relaxado.

– 15 g de alfazema
– 15 g de sálvia
– 1 copo de água (200 ml)
– 1 colher de sopa de mel (25 g)

Leve a água ao fogo e quando começar a ferver, adicione as ervas. Deixe cozinhar por 15 minutos e então desligue e tampe, deixando a mistura descansar por 10 minutos. Coe e adoce com o mel, consumindo em seguida.

Alface

O alface é muito consumido, mas pouca gente sabe que também é um calmante natural. Pode ser consumido na forma de chá também, proporcionando melhorias no sono, combatendo a insônia e a ansiedade.

– 1 punhado de talos de alface
– 200 ml de água
– mel a gosto

Ferva a água e em seguida desligue o fogo. Depois disso, adicione os talos e tampe, deixando descansar por um período entre 5 e 10 minutos. Depois disso, coe e consuma.

Outras dicas

Você pode ainda comer uma banana amassada com mel e aveia antes de dormir. Isso vai ajudar o organismo a liberar triptofano, que é uma substância precursora da serotonina e melatonina, que são ligadas diretamente ao sono. A ação das plantas mencionadas anteriormente pode ser potencializada com esse calmante.