Os principais benefícios dos 10 chás mais famosos

Por Ana Ligia em Cultura, Degustação, Plantas, Saúde

O chá é uma bebida popularmente conhecida na casa de diversas famílias. Além de possuir um incomparável aroma e sabor, ele ainda é usada em vários tratamentos alternativos. Conheça os principais benefícios dos mais famosos chás.

Chá verde

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-verde

Foto: Pixabay

O chá verde tem origem no Ocidente, sendo a bebida mais consumida no Japão, superando sucos e refrigerantes. Ele possui um poder de proteger as células do organismo, combate o colesterol, previne alguns tipos de câncer, retarda o envelhecimento celular, acelera o metabolismo e otimiza a digestão.

Capim santo

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-capim-santo

Foto: reprodução/wikipedia

O capim santo é cultivado em quase todos os países tropicais. Além de ser uma benéfica bebida, seu óleo também pode ser extraído, utilizado em massagens e compressas, agindo ainda contra bactérias.

Como chá, suas prioridades ajudam a combater insônia, ansiedade, cólicas menstruais, dores musculares, tosse, gases, diarreia, má digestão, febre, dor de cabeça, asma, catarro, hipertensão, doenças no fígado e rins e estimula a produção do leite materno.

Erva doce

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-erva-doce

Foto: Pixabay

Uma planta usada há milhares de anos pelos egípcios, gregos e romanos, ela é conhecida pelo seu aroma e por ser um delicioso complemento em diversas receitas. O chá de erva doce é uma rica fonte de vitaminas A e C, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo.

Serve para combater os gases, prisão de ventre, tosse e previne o mal hálito. É ainda uma excelente bebida para os bebês que sentem muita cólica, ajudando a preveni-las.

Hortelã

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-hortela

Foto: Pixabay

É uma planta originada na Ásia, mas cultivada em todo o mundo. É umas das ervas mais usadas no mundo culinário, por ser, também, um excelente tempero. Ela é rica em vitaminas C, B e D, magnésio, ferro, sólio e potássio.

Possui diversos benefícios para o sistema digestório,  melhora estresse, resfriados, cólicas menstruais e ajuda em casos de vesícula preguiçosa.

Camomila

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-camomila

Foto: Pixabay

Usada para curar, ser saboreada, e ainda, perfumar ambientes, a camomila é um dos chás mais conhecidos nas casas dos brasileiros. Ótima para alternativas caseiras no tratamento de má circulação, má digestão, dores musculares e de dentes, stress, inflamações urinárias, gripes, conjuntivite e ainda é um excelente e saudável sedativo.

Cidreira

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-cidreira

Foto: Pixabay

Da mesma família do boldo e hortelã, a erva-cidreira traz em seus caules substâncias com poderes, principalmente, relaxantes. Além de ser um excelente calmante, também combate problemas estomacais, fortalece o sistema imunológico, diminui cólicas, limpa a pele, combate à retenção de líquidos, trata problemas digestivos, catarro, arroto, herpes e vômitos.

Boldo

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-boldo

Foto: reprodução/wikipedia

Originária do Chile, a planta é sempre lembrada na hora de combater problemas do estômago, como gastrite, gases, azia, vesícula biliar e ainda doenças no fígado. É um excelente antioxidante, antibacteriano e antifúngico.

Canela

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-canela

Foto: Pixabay

A canela possui um aroma e gosto inconfundíveis. O seu chá pode ser usado no combate a diabetes e transtornos digestivos. Ela controla o colesterol, problemas respiratórios, reduz infecções urinárias, dores de cabeça, melhora a circulação do sangue e estimula a produção de leite materno.

Gengibre

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-gengibre

Foto: Pixabay

O gengibre é conhecido em muitas culturas distintas por suas propriedades curativas e o chá de da raiz não é diferente; é anti-inflamatório, ajuda a prevenir enjoos, trata de infecções da garganta, é ótimo para tratamentos digestivos e ainda é um termogênico natural.

Alecrim

os-principais-beneficios-dos-10-chas-mais-famosos-alecrim

Foto: Pixabay

Já na Idade Média era usado em tratamentos alternativos. Ajuda na prevenção de câncer, melhora a memória, alivia dores de cabeça, é anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, ajuda no crescimento dos cabelos, melhora a circulação, combate problemas respiratórios, ajuda na desintoxicação do fígado e ainda retarda o envelhecimento da pele.