Os principais tipos de chás para o bem do organismo

Por Natália Petrin em Saúde

Os chás carregam muitos benefícios, desde a saúde mental até a do corpo, além de ajudar em diversos aspectos, como a perda de peso, concentração, entre outras coisas.

Segundo a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, existem atualmente aproximadamente 60 espécies de plantas cujos benefícios foram comprovados e regulamentados que podem ser ingeridas sem riscos, mesmo sem indicação médica.

Mas ao pretender consumir um determinado chá diariamente é importante sempre ouvir uma opinião médica, já que existem efeitos adversos relacionados a determinadas ervas. É o caso do chá de alho, por exemplo, que pode causar mal estar gastrointestinal.

O modo de preparo

Além disso, o modo de preparo é bastante importante para manter os benefícios e as qualidades dos chás. Para isso, normalmente, faz-se uma infusão, misturando a erva com a água quente e tampando por cerca de três minutos – quando se trata das folhas e flores –, ou ferve-se a casca ou caule por dois a cinco minutos.

Os chás e o emagrecimento

Alguns chás ajudam no emagrecimento, como por exemplo o chá de gengibre, assim como o chá verde. Isso porque possuem propriedades diuréticas ajudando o organismo a eliminar as toxinas, assim como os líquidos em excesso. A canela e o cravo-da-Índia, por sua vez, são termogênicos naturais – assim como o gengibre -, ajudando também a acelerar o metabolismo aumentando, consequentemente, a queima das calorias. É importante não adoçar, mesmo que seja com mel.

Imagem de bule, xícaras e ervas de chás

Foto: Depositphotos

Chás para resfriados e gripes

Outros chás, por sua vez, são ótimos para combater resfriados e gripes, ajudando a aliviar seus sintomas. Entre eles estão a equinácea, o anis verde e a hortelã. Assim como esta última, a equinácea carrega propriedades que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo, portanto, o tempo de recuperação necessário para o organismo se recompor durante uma gripe ou resfriado. O anis verde, por sua vez, é um excelente expectorante que ajuda a fluidificar as secreções, melhorando a respiração.

Chá calmante

Camomila é a mais conhecida, mas o chá da flor de maracujá (passiflora) e a erva-cidreira também são excelentes calmantes naturais, já que carregam propriedades sedativas, ajudando a manter a pessoa mais tranquila e calma devido à ação no sistema nervoso.

Chás para problemas com gases

Outro exemplo de chá, é a categoria que ajuda a melhorar a condição de gases, Para este fim, opte pelos chás de anis-estrelado, alcaravia e funcho, que ajudam na digestão e, além disso, em poucos minutos, combatem os gases de forma bastante eficaz.

Chá para dores de cabeça

A dor de cabeça é um problema bastante recorrente, mas que também pode ser tratado com o uso de chás. Com efeito analgésico, febrífugo e anti-inflamatório, o chá de casca de salgueiro ajuda a melhorar o desconforto e a dor.