Passo a passo para envelhecer papel usando chá

Por Katharyne Bezerra em Cultura

O chá é uma bebida que esquenta em dias frios ou refresca nos quentes, com suas versões de infusão ou gelado. Pode ser usado para tratar determinadas doenças, prevenir o organismo contra alguns problemas de saúde e ainda ajudar na perda de peso de forma saudável. Além de todas esses benefícios, o chá também pode ser usado na confecção de artes.

Envelhecer papéis usando estas bebidas é uma das técnicas que utiliza o chá no artesanato. Simples de fazer e uma boa ideia para quem pensa em realçar poemas, trabalhos escolares, cartas etc. Neste artigo você descobre o passo a passo de como transformar uma folha em branco, em um papel envelhecido, proporcionando uma aparência de pergaminho.

Primeiro passo: escolha do papel e do chá

Selecionar o tipo de papel e o chá são importantes no processo e no resultado final do produto. Por exemplo, quanto mais fino for a folha, mais rápido será o procedimento de envelhecimento da mesma. Da mesma forma, se o papel for grosso a técnica poderá levar mais tempo para ser concretizada. A escolha do chá também é essencial. O mais indicado é o chá preto, pois tem uma cor mais favorável para o envelhecimento. Chá verde, por exemplo, não deixa o papel amarelado.

Imagem de papel velho

Foto: Depositphotos

Escrever no papel antes do processo de envelhecimento

Quando a folha é molhada com o chá, ela fica enrugada e a tinta da caneta ou da impressora acabam não aderindo de forma homogênea. Desta forma, depois que escolher os materiais que serão utilizados, já escreva na folha que passará pela transformação artesanal.

Terceiro passo: a pintura

Se você desejar que a folha fique com um aspecto mais antigo, você poderá amassá-la até que vire uma bolinha. Em seguida, abra o papel e estique-o. Neste momento, coloque-o em uma forma de alumínio que possa ir ao forno. Prepare o chá com água quente e alguns sachês. Após a infusão, despeje o conteúdo na folha.

Outras maneiras de pintar podem ser com pinceis ou com o próprio sachê. Deixe a folha passar por uma secagem natural, por aproximadamente cinco minutos e em seguida esfregue as bordas do papel, para que ele ganhe mais um aspecto de antigo, desgastado com o tempo. Coloque a assadeira no forno e deixa até o papel começar a descolar do recipiente.

Se você preferir deixar a folha secando com o vento, esta também pode ser uma opção. O resultado irá demorar mais para ficar pronto, em torno de uma hora. Todavia, o efeito fica semelhante.