Chá de planta hidraste – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

Com o nome científico Hydrastis canadensis L., a planta Hidraste faz parte da família das Ranunculaceae e é conhecida como Raiz Amarela. Como muitas outras plantas, a Hidraste era conhecida pelos antigos graças aos poderes medicinais que seu consumo exercia no organismo. Os tempos mudaram e muitas pessoas passaram a substituir os remédios naturais pelos fármacos, no entanto, nos últimos anos voltou a crescer o número populacional que busca alternativas fitoterápicas ou naturais para combater seus males, já que a probabilidade de sofrer efeitos colaterais graves é menor, assim como as contraindicações.

Planta hidraste

Foto: Reprodução

Propriedades medicinais e indicações

A Hidraste possui propriedades expectorantes, digestivas, adstringentes, febrífugas, anti-inflamatórias, estimulantes, antimicrobianas, antidiarreicas, antiadrogênicas e homeostáticas. Assim, é muito utilizada no tratamento de gripes, resfriados e tosses, sendo responsável por limpar o pulmão e evitar congestões nasais; Ela alivia os sintomas de distúrbios digestivos como azia, gastrite, úlceras e regula o intestino; Abaixa os graus de febre razoavelmente, muitas vezes até a eliminando; Reduz dores de garganta; Limpa os canais urinários, evitando cistites e infecções na urina; Elimina e evita a proliferação de fungos e bactérias, diminuindo, por sua vez, a chance de sofrer uma infecção por eles; Reduz hemorragias; Evita colites e parasitas intestinais; controla o fluxo menstrual, evitando excessos; alivia irritações nos olhos e é muito eficaz no tratamento de conjuntivites; Aumenta a imunidade, evitando que o organismo contraia diversas doenças.

Constituição

É constituída por alcaloides, ácido opiánico, ácido cloreogênico, berberastina, canadina, berberina, hidrastina, esteroides, sais minerais, óleo essencial, resinas, hidrastinina e amido.

Como utilizar

O meio ideal de conquistar todos os benefícios advindos da planta Hidraste é por consumi-la através de seu chá. Basta levar ao fogo a chaleira com 1 colher de sopa de raiz de Hidraste para cada 250 ml de água. Deixe ferver por 5 minutos, então desligue e abafe o recipiente por mais 15 minutos. Quando a temperatura estiver razoavelmente morna, adoce e consuma duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Caso esteja sofrendo de infecções nos olhos ou conjuntivite, repita a receita acima, mas deixe esfriar totalmente e não adoce. Então lave o olho prejudicado com o líquido 3 vezes ao dia.

Atenção!

O chá de Hidraste pode trazer efeitos colaterais como a diminuição dos glóbulos brancos, sensação de agulhadas nas mãos, vômitos e náuseas. Seu consumo é contraindicado para mulheres grávidas, já que a planta estimula as contrações uterinas, podendo assim causar um aborto espontâneo. Busque sempre orientações e acompanhamento médico.