Plantas ‘super’ eficientes para combater a bronquite

Por Débora Silva em Doenças, Plantas, Saúde

Bronquite é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação ou obstrução dos brônquios, que são os tubos que conduzem o ar aos pulmões. Existem dois tipos de bronquite: a aguda, que geralmente é causada por vírus ou bactérias, e dura vários dias até semanas; e a crônica, que é resultado da irritação frequente dos pulmões, e tem duração de anos.

Algumas das causas da bronquite são as infecções virais e bacterianas, o tabagismo e a exposição à fumaça de cigarro e poluentes industriais.

Esta inflamação resulta em um acúmulo de mucos, tosse, febre, dor no peito ou nas costas, dor de garganta, cansaço e dificuldade para respirar.

Plantas que tratam a bronquite

Além de parar de fumar e evitar ambientes com gases poluentes, o indivíduo que sofre com bronquite também pode receber um tratamento com agentes mucolíticos e fluidificantes, corticóides e antibióticos.

Plantas 'super' eficientes para combater a bronquite

Foto: Reprodução/ internet

No entanto, existem algumas plantas medicinais que podem aliviar os sintomas da doença. Confira a seguir algumas ervas que podem tratar a bronquite:

  • Eucalipto (Eucalyptus globulus) – Esta planta medicinal possui grande capacidade para agir sobre os pulmões e liberar as fleumas. Para isto, basta inalar o vapor do óleo essencial de eucalipto, além de tomar o chá das folhas da planta;
  • Primavera (Primula veris) – Para aproveitar os benefícios deste expectorante natural, basta preparar uma infusão utilizando uma colher de chá de flores secas de primavera. A infusão pode ajudar a aliviar a tosse e outros sintomas da bronquite;
  • Urtiga (Urtica dioica) – Além de ser um potente remédio natural para a asma, a urtiga também pode aliviar os sintomas da bronquite. Para preparar o seu chá, basta colocar quatro gramas de folhas secas numa xícara de água fervente, durante o período de 10 minutos. Depois, é só coar e beber até três vezes por dia. Se preferir, você pode acrescentar um pouco de mel.
  • Ginseng americano (Panax quinquefolius) – O ginseng americano é uma ótima planta medicinal para tratar bronquite, pois limpa os brônquios e reduz a inflamação. No entanto, esta planta é contraindicada para os indivíduos que tenham pressão arterial alta ou qualquer outro problema de coração;
  • Verbasco (Verbascum thapsus) – Devido às suas propriedades expectorantes, o verbasco ajuda a liberar as fleumas e mucosidades que se acumulam nos pulmões, podendo auxiliar no tratamento da bronquite. Desde muitos anos, esta planta medicinal vem sendo utilizada para aliviar sintomas de problemas respiratórios. O verbasco pode ser encontrado à venda no formato de cápsulas ou em tintura.
  • Além das plantas citadas, existe um ótimo remédio natural para tratar bronquite: trata-se de um xarope feito com uma colher das de chá de suco de cebola e uma colher de chá de mel.