Pode-se tomar chá preto com leite?

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o chá da Inglaterra ou o chá das cinco. Como o próprio nome já induz, esse é um aspecto comum na cultura inglesa e consiste na ingestão do chá preto junto ao leite pontualmente às 17h. A mistura entre as bebidas se assemelha ao nosso costume de acrescentar leite no café. Mas, será que essa prática é saudável?

O chá preto possui muitas propriedades e se for consumido de forma equilibrada pode trazer inúmeros benefícios à saúde dos consumidores. Por essa razão, ele se torna objeto de estudo de cientistas. Em uma dessas pesquisas, os profissionais tentaram validar os efeitos que o chá possui sem e com o acréscimo do leite. E os resultados vão na contramão da técnica utilizada na Inglaterra e difundida pelo mundo.

Benefícios do chá preto

Duas substâncias definem bem o chá preto, são elas: teaflavinas e tearubuginas. Ambas são fundamentais no efeito mais importante que essa bebida provoca no organismo, isto é, diminuir a gordura absorvida na digestão. Essa ação desencadeia outras, como a diminuição do índice de colesterol ruim no sangue.

Com isso, o chá também é indicado para prevenir a obesidade, reduzir a quantidade de tecido adiposo e atenuar o teor de gordura presente no fígado. Desta forma, a bebida é ideal para quem deseja emagrecer ou manter o peso estável. Além de cuidar da saúde do coração, dos órgãos da digestão e consequentemente de todo o corpo.

Imagem de xícara de chá preto e caneca com leite

Foto: Depositphotos

Ações benéficas comprovadas cientificamente

Todos esses efeitos e propriedades citados anteriormente foram estudados e comprovados cientificamente. Pesquisadores utilizaram ratos de laboratório para obter as respostas concretas. Os animais eram alimentados à base de uma dieta gordurosa, mas ao mesmo tempo recebiam doses diárias de estrato do chá preto.

Nessa situação, ao chegar no final dos testes, os camundongos não estavam com obesos e nem possuíam colesterol alto. Outros fatores que diminuíram foram os tecidos adiposos e a gordura em órgãos, como o fígado.

Mas, como o leite interfere nas qualidades do chá?

Então você pensa, se o chá preto possui muitos benefícios e o leite também uma boa fonte de nutrientes, unindo os dois terei uma xícara de efeitos positivos sob minha saúde. Correto? Não, totalmente discordante da realidade. Mesmo que esses dois produtos sejam benéficos ao ser humanos, a junção de ambos anula as propriedades um do outro.

Alguns estudos comprovam que substâncias presentes no leite da vaca conseguem neutralizar os efeitos que o chá preto provoca no organismo. A explicação para isso é puramente química, pois o encontro das proteínas do leite com os compostos do chá neutraliza a atuação de ambos os lados.

Há também uma observação quanto ao leite utilizado, isso porque o desnatado é o menos recomendado, uma vez que ele é o que mais causa a neutralização. Já o integral e o semidesnatado, são os mais indicados, pois interferem menos nos compostos da outra bebida. O ideal mesmo é consumir o chá sem leite, mas se você não consegue devido ao forte gosto, opte por adicionar um pouco do semidesnatado.