Poderosos chás para combater a endometriose

Por Natália Petrin em Doenças, Saúde

Chamamos de endometriose uma doença comum em que há o crescimento do endométrio em regiões diversas do corpo, sendo que é somente a mucosa que reveste a parede interna do útero. Isso acontece, normalmente, na região pélvica, no intestino, na bexiga, no reto, nos ovários e na membrana que reveste a pélvis, mas pode acontecer em outras partes do corpo.

A doença normalmente é diagnosticada normalmente entre os 25 e 35 anos, mas é provável que tenha início já no começo da menstruação regular.

Os principais sintomas são dores no período menstrual, dores no abdômen por uma ou duas semanas antes da menstruação, dores em relações sexuais, ao urinar e evacuar, sangramento excessivo no período menstrual, fadiga e infertilidade.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos para a dor e para evitar o avanço da doença, além de histerectomia para a retirada dos dois ovário e cirurgia para retirar as áreas afetadas. Existem, entretanto, alguns remédios naturais que podem ajudar.

Imagem de mulher com dor-no pé da barriga

Foto: Depositphotos

Chás e remédios naturais

Suco de abacaxi e maçã

Ingredientes:

1 fatia de abacaxi descascado
1 maçã
1 copo de suco de soja sabor maçã

Modo de preparo:

Coloque o abacaxi e a maçã em um extrator de suco e misture com o suco de soja. Beba imediatamente. A dose indicada é de um copo desse suco, diariamente, por duas semanas. Descanse uma semana e repita.

Chá de camomila

O chá de camomila é eficaz no alívio das dores que são causadas pela endometriose.

Ingredientes:

1 xícara de água
2 colheres (de sopa) de camomila

Modo de preparo:

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque 5 minutos e então desligue. Consuma sempre que sentir as dores que são causadas pela endometriose.

Chá de gengibre

O gengibre ajuda a aliviar um dos sintomas da endometriose, a náusea.

Ingredientes:

3 colheres (de sopa) gengibre
1 copo de água

Modo de preparo:

Coloque a água e o gengibre em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque 5 minutos e então coe e consuma. Um copo é o suficiente para ajudar a aliviar as náuseas.

Chá de vitex

O chá de vitex ajuda a reduzir os sintomas da endometriose, pois é capaz de regular os hormônios femininos.

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) da erva
1 litro de água

Modo de preparo:

Adicione os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, cronometre 4 minutos e então desligue. Tampe a mistura por 10 minutos e em seguida basta coar e consumir.