Pós-parto? Emagreça de forma saudável à base de chás

Por Nayla Georgia em Beleza, Emagrecimento

Muitas mulheres ficam ansiosas para emagrecer logo após dar a luz ao seu bebê, mas é preciso muito cuidado, pois o corpo ainda está se adaptando à rotina normal e também a amamentação. Em condições saudáveis, toda mamãe deve amamentar o filho. Além de estar alimentando-o com os nutrientes que ele precisa, o ato da amamentação ajuda a perder o peso ganho na gestação. Portanto, é importante não só por uma questão estética, ficar de olho na alimentação.

Alimentação para a nova mamãe

Durante a fase de pós-parto e amamentação é preciso ter uma atenção maior ao que se come, já que os nutrientes passarão ao bebê através do leite materno. Sabia que uma das causas de cólicas no bebê é devido à alimentação da mamãe? Então é preciso cortar alguns alimentos do cardápio nesse período.

Pós-parto? Emagreça de forma saudável à base de chás

Foto: Reprodução/ internet

Não é uma ciência certa, pois o que pode causar as cólicas em um bebê pode não causar em outro. Entretanto, alguns alimentos que costumam causar mais rebuliço devem ser eliminados para evitar problemas. Estes são o feijão, o repolho, a cebola, o leite de vaca e, infelizmente para muitas, o chocolate. Esses são os alimentos que mais tendem a provocar gases, então vale eliminar também outros que têm esse efeito na mãe.

Emagrecendo no pós-parto

Sabendo que excessos não são indicados para ninguém, especialmente nesse período, a mamãe deve praticar atividades físicas, caminhar, evitar doces e frituras para que o peso ganho na gravidez seja perdido. Como mencionado anteriormente, a amamentação também ajuda, já que o corpo gasta em média 500 calorias a mais na produção do leite materno.

Entrementes alguns chás são aliados no emagrecimento da mamãe e, melhor ainda, não fazem mal aos pequenos e ainda aumentam a produção do leite materno. Além disso, tomar chás no pós-parto auxilia na circulação, ajudando a desinchar o corpo, especialmente depois da cesária.

Chás emagrecedores para o pós-parto

Cardo mariano

Uma das melhores opções para as recém mamães é o chá da planta cardo mariano. Essa infusão possui a silimarina, uma substância que potencializa a produção do leite materno. Com o aumento da produção de leite, mais calorias são gastas e, consequentemente, mais peso a mamãe elimina. Para fazer esse chá, coloque uma colher de chá das sementes de cardo mariano em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba essa infusão meia hora antes das principais refeições.

Outros chás indicados para as lactantes

  • Erva cidreira
  • Tília
  • Camomila

Cuidado!

Fique atenta, pois nem todos os chás são indicados para as lactantes!

Chás indicados para as não-lactantes

Quando se está produzindo leite materno para alimentar o bebê, algumas substâncias devem ser evitadas. Todavia, quando por alguma razão específica a mãe não pode amamentar seu bebê, essa regra deixa de existir e o leque de possibilidades de usar os chás para emagrecer aumenta. Chás com cafeína ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gorduras, dado ao seu efeito termogênico. Entre os cafeinados temos o chá verde, chá preto e chá mate. Os chás diuréticos ajudam a eliminar o inchaço que fica no corpo das novas mães. Alecrim, erva-doce, arenária e cavalinha têm esse efeito.

É importante saber que essas bebidas não são indicadas quando a mulher amenta, pois pode provocar cólicas, insônia e desidratação no bebê. Além disso, eles diminuem a produção natural de leite.