Preparando um chá de húmus para suas plantas

Por Natália Petrin em Plantas

As plantas, certamente, têm um papel muito importante em nossas vidas, já que delas obtemos propriedades medicinais incríveis. Mas você sabia que as plantas também podem gostar de tomar chá? Brincadeiras à parte, o chá que vamos ensinar hoje não é para pessoas, mas para as plantas.

O chá de húmus, ou chá de minhocas, como é chamado popularmente, vai fazer com que suas plantas sejam fertilizadas sem que o volume do solo aumente. Você regará suas plantas com nutrientes que precisam para se desenvolver mais e melhor.

Como preparar o chá de húmus?

Ingredientes:

Água (com repouso de uma noite ou da chuva
2 colheres (de sopa) de xarope de milho ou melaço sem enxofre
2 xícaras de húmus de minhoca bem compostado, preferencialmente peneirado

Imagem de homem regando plantação

Foto: Depositphotos

Modo de preparo:

Encha um balde com água, deixando-a parada por um tempo para que o cloro possa evaporar. Para tornar esse processo mais ágil, coloque um borbulhador na água. Depois disso, dissolva o xarope de milho em metade de um copo de água e adicione ao conteúdo do balde, que servirá como um alimento para os micro-organismos.

Depois, pegue o húmus e coloque em um pano de malha fina, uma meia calça, por exemplo, e dê um nó na ponta solta. Coloque no balde de forma a ficar suspenso, tal e qual o sachê de chá fica em uma xícara. Se for usar um regador, pode misturar o húmus diretamente no balde. As duas formas trarão bons resultados, então faça como achar melhor.

Se você tiver uma bomba de aquário, ou pedra difusora, coloque no balde para manter a água aerada. Deixe assim por 24 horas, e se não tiver o borbulhador, mexa ocasionalmente. Sem o borbulhador, algumas pessoas recomendam que o período mexendo a mistura ocasionalmente seja a cada três dias.

Use a mistura nas plantas somente depois de 48 horas de pronta. Você pode conservar na geladeira por até três dias, mas deve usar em seguida. Se o chá apresentar mal cheiro, isso significa que o líquido é de baixa qualidade.

Atenção

O chá de húmus pode atrair gatos, mas o líquido é totalmente tóxico e venenoso para o animal, portanto, deixe o recipiente sempre coberto. Esse preparo não é feito para consumo animal ou humano, assim, somente dê para as plantas.