Preparando um delicioso chá de florescência

Por Natália Petrin em Cultura, Degustação, Plantas

O chá de florescência é feito por meio de uma erva que é preparada e embalada na forma de uma bola, esta que se abre quando é colocada em um recipiente com água quente. Durante esse processo de abertura, a mesma vai soltando o sabor na água e dando forma a uma flor cujas folhas se abrem dentro da xícara.

Os bulbos incluem flores secas para que o arranjo floral tenha mais cor durante seu florescimento. O chá preto e o chá verde são os mais usados, mas pode ter sabores como jasmim, por exemplo, entre outros sabores.

Normalmente, tais chás são embalados de forma individual para garantir que as bolas não se estraguem ou se abram durante o transporte. O armazenamento deve ser feito em local seco e fresco, e o chá pode aguentar duas a três infusões adicionais, apesar de o sabor ser mais fraco.

De onde surgiu?

O chá de florescência surgiu na década de 1980, apesar de parecer uma tradição antiga, e tornou-se popular em meados de 2000 quando o estilo asiático de alimentos e decoração acabou se tornando moda.

Imagem de bule de vidro com chá de florescência

Foto: Depositphotos

Como preparar?

O preparo desta bebida é bastante simples, e deve ser feito, preferencialmente, em recipientes de vidro transparente, para que a abertura das flores seja vista de forma geral.

Assim, para preparar, você deve abrir um pacote de chá e o colocar no bule com água fervente. É importante atentar, entretanto, ao tipo de chá, pois cada um tem suas instruções específicas para o preparo e a temperatura da água.

Coloque a bola de chá sempre na hora de servir, para que todos vejam a flor se abrindo. Fique atento, entretanto, ao modo de preparo, pois apesar da maioria ser para grandes porções, alguns são feitos para dosagens individuais.

Depois de colocado na água quente, o processo leva entre três e cinco minutos para que esteja totalmente aberto e pronto para servir.

Sirva todas as xícaras, pois se deixar a água quente em contato com o chá durante longos períodos, o sabor poderá ser prejudicado. Você poderá adoçar normalmente, como preferir.