Preparos com eucalipto para tratar transtornos respiratórios

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas

O eucalipto é uma planta muito conhecida, tanto por suas árvores de grande porte, chegando até 100 metros de altura, quanto por seus benefícios à saúde humana. Apesar de ter sido originada na Austrália, esse vegetal é muito utilizado pelos brasileiros e é considerado um bálsamo para os pulmões, sendo um ótimo aliado no combate à doenças respiratórias.

Benefícios do eucalipto para a saúde

As propriedades presentes nas folhas frescas ou secas do eucalipto conferem a essa planta um poder expectorante, mucolíticas, antiespasmódicas, antissépticas e febrífugas. Com isso, ela se torna um excelente remédio natural para doenças que afetam o sistema respiratório, principalmente se tratando de catarros, faringites e bronquites. E se preparado em forma de gargarejos, pode ser útil para eliminar afecções na garganta e na minimização de dores na boca.

Ainda levando em consideração a sua ação antisséptica, proveniente do óleo essencial extraído dessa planta, o eucalipto também possui um efeito positivo sobre o aparelho urogenital. Por essa razão, em algumas ocasiões também pode ser utilizado em casos de cistite, um tipo perigoso de infecção urinária que atinge muitas pessoas.

Preparos com eucalipto para tratar transtornos respiratórios

Foto: Pixabay

Além de ser preparado como chá de via oral, as infusões podem ser usadas de forma externa obtendo resultados satisfatórios para aliviar a dor articular e muscular, bem como para o tratamento de feridas.

Receitas de chás de eucalipto

Para aliviar os sintomas dos processos catarrais, a receita é usar uma colher de sobremesa de folhas secas em uma xícara de água fervente. Junte os ingredientes em um recipiente, tampe e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Depois coe e, se desejar, adoce com mel ou açúcar. A dica dessa receita é tomar até três xícaras quentes e recém-preparadas por dia.

Se você deseja intensificar esses resultados e consegui-los no menor tempo possível, é indicado um combinado de ervas. Misture em parte iguais o eucalipto, o verbasco, o tomilho e a tanchagem. Em seguida, coloque uma colher de sobremesa dessa mistura em uma xícara com água em ebulição. Depois, é só deixar os ingredientes descansarem em um recipiente tampado durante 10 minutos, coar e tomar uma xícara bem quente da bebida a cada oito horas.