Problemas respiratórios? Alivie-os com chá da planta margarida

Por Michelle Nogueira em Doenças, Plantas

A margarida é uma flor de nome científico bellis perennis, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, feiras livres, mercados e farmácias de manipulação. É também conhecida como margarida-comum, bonina, bela-margarida, margarida-rasteira, mãe-de-família, bonita e margaridinha.

As partes dessa planta mais utilizadas na medicina natural são suas folhas e os capítulos florais. Funciona como adstringente, calmante, depurativa, anti-inflamatória, emoliente, diurética, fortificante, expectorante, sudorífico, hemostática e cicatrizante. Essas ações se dão graças aos seus constituintes químicos, que são os ácidos orgânicos, óleos essenciais, antocianosídeos, beta-sitosterol, pigmentos, resina, princípios amargos, saponosídeos, taninos, saponinas e substâncias mucilaginosas.

Indicações

É indicado para o tratamento de asma brônquica, abscessos, catarro, febre, bronquite crônica, edemas, gota, dores nas articulações, doenças do peito, furúnculos, esgotamento nervoso, gripe, feridas secundárias, inflamação (boca, faringe, garganta), olhos doloridos e lacrimejantes, reduzir equimoses (manchas roxas na pele), desarranjos intestinais, reumatismo, resfriados, erupções cutâneas, tosse, tumor, rupturas, veias varicosas e úlcera dérmica.

Problemas respiratórios? Alivie-os com chá da planta margarida

Foto: Pixabay

Chá de margarida

Colocar uma colher de folhas secas de margarida em uma xícara de água fervente, deixar descansar por cinco minutos. Beba durante o dia.

Infusão de margarida

Ponha 15 gramas dos capítulos florais secos de margarida em 500 ml de água, por 20 minutos ou macerado a frio. Tome de duas a quatro chávenas por dia.

Infusão para uso externo

Coloque 50 gramas das folhas e das flores de margarida em um litro de água fervente. Com essa infusão, você pode fazer enxágues, gargarejos, lavagens, compressas ou banhos anti-inflamatórios. É indicado para tratamento de feridas, úlceras ou tumores.

Contra ferimentos

Para ajudar a cicatrizar ferimentos, você ainda pode preparar um empalastro das flores e folhas amassadas, e colocar sob uma gaze. Prenda por alguns minutos.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais relacionados ao uso da margarida incluem a dermatite de contato em indivíduos alérgicos. Outros efeitos não foram encontrados.

Contraindicações

A margarida como planta medicinal é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes, e para crianças pequenas. É também desaconselhado seu uso para pessoas que sofrem de gastrite ou de úlcera gastroduodenal. No mais, é sempre bom procurar seu médico antes de iniciar o uso de toda e qualquer planta medicinal. É também importante lembrar que esses remédios caseiros funcionam apenas como complementos do tratamento, nunca, portanto, podendo substituir o tratamento convencional.